Cidades
Publicado em 09/04/2025, às 12h13 Palestras e painéis abordam temas como inteligência artificial e políticas sociais, com foco na gestão pública. - Foto: Sammara Bezerra/ BNews Natal Sammara Bezerra
A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) realiza de hoje (09) até sexta (11) o 3º Congresso Conecta Municípios Potiguares (Comup), no Centro de Convenções de Natal. O evento reúne prefeitos, vereadores, empresários, estudantes e representantes de órgãos federais e estaduais para discutir temas relevantes ao desenvolvimento dos municípios.
De acordo com Babá Pereira, presidente da Femurn, o objetivo da edição é promover uma troca de oportunidades, conhecimento e inovação. “Após esse evento, eu não tenho dúvidas de que os municípios sairão mais fortalecidos”, afirmou Babá.
Com estandes espalhados pelo evento, as prefeituras apresentam o que há de melhor em suas cidades, com o objetivo de atrair investimentos e parcerias frutíferas. É o que afirma o prefeito Luciano Cunha, de Lajes Pintadas, no interior do RN, que aproveitou o evento para divulgar o Festival de Inverno, realizado anualmente no município. “Esse é um espaço para os municípios apresentarem suas belezas, onde os prefeitos tiram dúvidas, trazem suas reclamações. Um evento de grande importância”, destacou o prefeito.
Além dos estandes, o evento conta com palestras, painéis e mesas temáticas com foco em inovação, inteligência artificial no serviço público, arrecadação tributária, consórcios intermunicipais, políticas sociais, de saúde, educação, entre outros temas. Uma das palestrantes de abertura do evento foi Anna Ruth Dantas, jornalista e consultora em gestão de crise de comunicação, que discutiu sobre a construção da marca e do mandato para gestores municipais.
Para Anna Ruth, as reflexões de sua palestra ajudam os prefeitos a desenvolverem a marca que desejam construir junto aos cidadãos. “Minha preocupação foi mostrar a eles que é necessário agregar valor à marca da gestão, porque é ela que vai ecoar para os cidadãos e para fora do município”, explicou a jornalista.
Outra instituição que marcou presença na abertura do congresso foi a Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec), ligada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte. “Nossa participação no evento será focada em levar nossa expertise em gestão de saúde e inovação para as prefeituras”, garantiu Aldo Dantas, diretor-geral da Funpec.
O evento segue nos dias 10 e 11 de abril, com início às 9h e término às 18h. Os detalhes da programação estão disponíveis no site do Congresso.