Cidades
Publicado em 15/04/2025, às 13h44 Giovana Góis
Os aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) começarão a ser chamados a partir de maio. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (15) pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), após a sanção da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Segundo o MGI, uma portaria com autorização para o provimento das vagas será publicada nos próximos dias. O documento permitirá a convocação imediata de 4.335 candidatos classificados para cargos de nível médio e superior que não exigem curso de formação. As vagas estão distribuídas entre os oito blocos temáticos do concurso.
A coordenadora-Geral de Concursos e Provimento do ministério, Queila Cândida Ferreira Morais, destacou que a autorização única dará agilidade ao processo. “Essa medida facilita o trâmite e possibilita que os órgãos convoquem os aprovados de maneira mais coordenada”, explicou em nota.
Após a publicação da portaria, caberá aos 16 órgãos e entidades federais participantes do concurso publicar os atos de nomeação e dar posse aos novos servidores.
A convocação abrangerá vagas no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos; no Ministério da Justiça e Segurança Pública; Ministério da Saúde; Ministério da Cultura; Ministério da Agricultura e Pecuária; Ministério dos Povos Indígenas; Ministério do Planejamento e Orçamento; Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; entre outros.
Também serão contemplados o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI); o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP); o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET); o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA); a Advocacia-Geral da União (AGU); a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc); e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
Conforme a coordenadora do MGI, os documentos técnicos necessários à convocação já foram encaminhados ao Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), que deve confirmar a disponibilidade de recursos para efetivar as nomeações.
Com provas realizadas em 218 municípios, o CPNU se consolidou como o maior concurso público já realizado no Brasil. Ao todo, foram oferecidas 6.640 vagas em 21 órgãos federais, com 2,1 milhões de candidatos inscritos.
No fim de fevereiro, o MGI divulgou a lista definitiva de classificação e os convocados para os cursos de formação, que já estão em andamento em alguns casos.