Cidades

Cosern flagra 'gatos' de energia em peixarias antes da Semana Santa na Grande Natal

As fraudes no sistema elétrico são crimes puníveis com até oito anos de prisão, e denúncias podem ser feitas anonimamente pelo telefone 116  |  

Publicado em 17/04/2025, às 16h00      Giovana Góis

Nas vésperas da Semana Santa, uma operação da Neoenergia Cosern resultou na identificação e desativação de ligações clandestinas de energia elétrica em estabelecimentos da Grande Natal. A ação, batizada de “Olho no Peixe, Outro no Gato”, mirou peixarias, viveiros de camarão e fábricas de gelo, e revelou fraudes em cinco locais.

Quatro peixarias localizadas nos bairros de Ponta Negra, Planalto, Redinha e Nossa Senhora da Apresentação, em Natal, foram flagradas com os conhecidos “gatos” de energia. Já no município de Macaíba, um viveiro no bairro Ferreiro Torto também teve uma ligação irregular desfeita.

A operação contou com 13 equipes da distribuidora e inspecionou 83 endereços. De acordo com a Cosern, todas as fábricas de gelo visitadas estavam regulares. A distribuidora afirma que as fiscalizações continuarão nos próximos dias.

Fraudes no sistema elétrico configuram crime, conforme o artigo 155 do Código Penal, com penas que podem chegar a até oito anos de prisão. A população pode denunciar esse tipo de irregularidade de forma anônima, pelo telefone 116 da Neoenergia Cosern.

Entre janeiro e março deste ano, a Cosern desativou 1.246 ligações clandestinas em todo o Rio Grande do Norte, após 4.263 inspeções. No mesmo período, foram recuperados cerca de 4,4 milhões de kWh de energia, volume suficiente para abastecer, por um dia, cidades como Natal, São Gonçalo do Amarante, Caicó e Santa Cruz juntas.

Ao longo de 2024, a chamada “Operação Varredura” já resultou na eliminação de 4.868 fraudes após mais de 21 mil inspeções. A energia recuperada nesse esforço equivale a quase 18 milhões de kWh — quantidade suficiente para abastecer todo o estado por 24 horas ou cidades como Caicó, Macau ou Pau dos Ferros por um mês.

A gerente de Gestão da Receita da Neoenergia Cosern, Ângela Barreto, destaca que a companhia tem ampliado seus sistemas de inteligência e monitoramento para combater com mais eficiência esse tipo de crime.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Rio grande do norte Grande natal Neoenergia Energia Cosern Semana santa Denúncia Operação Macaíba Inteligência Fraudes Monitoramento Código penal Inspeções Operação varredura Ferreiro torto Ligações Clandestinas Ângela barreto Peixarias