Cidades

Desconto na conta de luz: mais de 100 mil famílias podem ter até 65% de abatimento; veja como fazer

O desconto pode chegar a 65% na conta de luz para famílias de baixa renda, indígenas e quilombolas na Região Metropolitana de Natal  |  Confira como receber - Foto: Reprodução Freepik

Publicado em 25/04/2025, às 13h55   Confira como receber - Foto: Reprodução Freepik   Giovana Góis

Mais de 102 mil famílias da Região Metropolitana de Natal que possuem Número de Identificação Social (NIS) estão aptas a receber o desconto da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), mas ainda não estão inscritas no programa, segundo levantamento da Neoenergia Cosern.

O benefício, concedido pelo Governo Federal, pode reduzir a conta de luz em até 65% para consumidores de baixa renda, indígenas e quilombolas. No Rio Grande do Norte, mais de 388 mil famílias já recebem o desconto. Só em 2024, mais de 82,5 mil novos cadastros foram efetivados.

Segundo a concessionária, muitos beneficiários não são titulares da conta de energia, o que dificulta a inclusão automática no sistema. "Grande parte dessas pessoas vive em imóveis alugados ou cedidos", informou a empresa.

✅ Quem tem direito?
Têm direito ao benefício:

- Famílias com renda per capita de até meio salário mínimo, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico);

- Famílias com renda de até três salários mínimos, que possuam membro com doença grave dependente de aparelhos elétricos para tratamento;

- Famílias com idosos ou pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS).

O benefício é válido para apenas uma unidade consumidora por família.

📌 Como se cadastrar?
Para ter acesso ao desconto, é necessário apresentar o NIS ou o Número do Benefício (NB), mesmo que o beneficiário não seja o titular da conta de luz. O cadastro pode ser feito:

- Pelo WhatsApp da Neoenergia Cosern: (84) 3215-6001

- Pela Área do Cliente no site oficial

- Pelo aplicativo (disponível para iOS e Android)

- Nas Lojas de Atendimento da Neoenergia Cosern

Se os dados do NIS ou NB estiverem desatualizados, é necessário procurar o CRAS mais próximo para atualizar o CadÚnico. Famílias que ainda não têm cadastro social também devem se dirigir ao CRAS para realizar o registro.

Fonte: Cosern/G1

Classificação Indicativa: Livre


Tags Natal Rio grande do norte Região Metropolitana Governo federal Baixa renda Benefício Famílias Nis Bpc Desconto Número de identificação social Tarifa social Indígenas Tsee Energia elétrica Cadastros Cadastro único Quilombolas Cadúnico Cras