Cidades

HUOL Busca Voluntários para Teste de Novo Remédio Contra Depressão

Centro de Pesquisa Clínica do Huol-UFRN busca participantes para estudo de medicamento que pode ajudar no tratamento da depressão.  |  HUOL Busca Voluntários para Teste de Novo Remédio Contra Depressão - Reprodução/Ebserh

Publicado em 02/04/2025, às 19h00 - Atualizado às 19h31   HUOL Busca Voluntários para Teste de Novo Remédio Contra Depressão - Reprodução/Ebserh   Redação

O Centro de Pesquisa Clínica do Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN/Ebserh) está recrutando voluntários para um estudo que investiga um novo medicamento com potencial para auxiliar no tratamento da depressão. O objetivo é avaliar sua eficácia e segurança como complemento aos antidepressivos em adultos e idosos diagnosticados com Transtorno Depressivo Maior.

A pesquisa é coordenada pelo anestesista Wallace Andrino da Silva e conta com a participação do psiquiatra Emerson Arcoverde Nunes. “Buscamos testar uma nova medicação para tratar a depressão em pacientes que apresentam sintomas de insônia”, destaca Emerson.

O estudo tem duração prevista de dois anos, com um período de 12 meses para recrutamento dos participantes. Para se candidatar, é necessário atender a alguns critérios, como: ter entre 18 e 74 anos, diagnóstico de depressão moderada a grave, uso prévio de antidepressivos sem resposta satisfatória e saber ler e escrever. Outros critérios serão avaliados pelo centro de pesquisa.

Entre os principais critérios de exclusão estão: histórico recente (últimos três meses) ou sinais atuais de doenças graves, incluindo problemas cardíacos, respiratórios, gastrointestinais e neurológicos; diabetes tipo 1 ou tipo 2 descompensado; disfunções da tireoide não tratadas; e doenças que afetam os hormônios do estresse, como a doença de Cushing e a doença de Addison.

Os participantes receberão inicialmente o medicamento experimental por até 16 semanas. Após esse período, poderão continuar o estudo recebendo o próprio medicamento ou um placebo (substância sem efeito ativo). “O acompanhamento será contínuo, com a introdução do novo medicamento ao esquema atual do paciente, sempre em associação ao antidepressivo já em uso”, explica Emerson.

Os voluntários selecionados terão acesso ao acompanhamento médico necessário e ao medicamento em estudo sem custos. No entanto, outros cuidados médicos ou medicações de rotina não serão cobertos pela pesquisa. “Nosso objetivo é proporcionar uma oportunidade de melhora para a depressão e a insônia”, conclui Emerson.

Para mais informações, entre em contato com o centro de pesquisa pelos telefones: (84) 99670-8676 (WhatsApp) | (84) 3092-3635/3634 ou pelo e-mail: cpc.huol-ufrn@ebserh.gov.br. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Pesquisa Voluntários Clínica Transtorno Hospital Depressão Universitário Depressivo Huol-ufrn Medicamento