Cidades
Publicado em 15/04/2025, às 08h11 Com mais de 40 anos de tradição, a escola é um importante espaço de formação em dança clássica. - Foto: Arquivo Escola de Ballet Professor Roosevelt Pimenta Sammara Bezerra
A Escola de Ballet Professor Roosevelt Pimenta está com inscrições abertas para novas turmas voltadas a crianças e jovens de 6 a 17 anos. As aulas são gratuitas e têm como foco a formação técnica e artística em dança clássica.
Reconhecida por sua excelência, a escola utiliza o método Agrippina Vaganova, um dos mais consagrados sistemas de ensino do balé clássico. O método, adotado por companhias renomadas em todo o mundo, valoriza a combinação de força, precisão e expressividade, reforçando o compromisso da instituição com a qualidade da formação dos bailarinos.
Os interessados devem realizar a matrícula presencialmente na sede da Secretaria de Cultura de Natal (Secult-Funcarte), na Avenida Câmara Cascudo, no bairro da Cidade Alta. Para efetivar a inscrição, é necessário apresentar foto 3x4, comprovante de residência, cópias dos documentos com foto do responsável e do aluno, atestado médico de aptidão física e declaração escolar.
As aulas têm início previsto para o dia 20 de abril. As vagas são limitadas.
A iniciativa integra as ações da Prefeitura do Natal para ampliar o acesso à cultura e incentivar a formação artística na capital potiguar.
Tradição na dança
Fundada em março de 1974, a então chamada Ballet Municipal de Natal — hoje Escola Municipal de Ballet Roosevelt Pimenta — é um dos principais espaços de formação em dança clássica da cidade. Funcionando nas instalações da Funcarte, a escola já revelou diversos talentos e contribuiu para a criação da Companhia de Dança da Cidade, consolidando-se como patrimônio cultural do município.