Cidades
Publicado em 28/04/2025, às 17h50 O novo edital trará ainda nove blocos temáticos — um a mais do que na primeira edição - Joel Rodrigues/Agência Brasil Júnior Teixeira
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) confirmou, nesta segunda-feira (28), a realização da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), conhecido como o "Enem dos Concursos". O novo certame oferecerá 3.352 vagas distribuídas em 35 órgãos da administração pública federal.
Do total de oportunidades, 2.180 serão para preenchimento imediato (1.672 destinadas a cargos de nível superior e 508 para nível intermediário). Outras 1.172 vagas farão parte do cadastro de reserva, todas para nível superior.
CNU 2024: nomeações autorizadas para 16 órgãos federais; veja a lista
A segunda edição trará mudanças no formato de aplicação. As provas objetivas ocorrerão em 5 de outubro, enquanto as provas discursivas serão realizadas em 7 de dezembro. Ambas serão aplicadas em 228 municípios em todo o país.
Na edição anterior, todas as etapas foram concentradas em uma única data.
O novo edital trará ainda nove blocos temáticos — um a mais do que na primeira edição, mantendo o sistema de escolha com ordem de preferência por cargos dentro do mesmo bloco.
A previsão é que o edital seja publicado no início de julho e que as inscrições ocorram ainda no mesmo mês. Os resultados finais devem ser divulgados em fevereiro de 2026.