Cidades
Publicado em 08/04/2025, às 13h50 Natal é o único representante do Rio Grande do Norte presente na lista. - Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil Redação
Foi divulgado nesta terça-feira, 8 de abril, pelo Ministério da Saúde, uma lista contendo 80 cidades consideradas prioritárias para intervenções no controle da dengue. Entre estas, 16 ainda não tinham sido incluídas na campanha de vacinação contra a enfermidade e irão começar a receber as vacinas. Natal é um dos municípios presente na lista.
Conforme as informações do órgão, São Paulo é o estado que abriga a maior parte, com 55 municípios na lista, seguido por Paraná, que tem 14 e, na sequência, Bahia e Pará, cada um com três cidades. Goiás e Acre contam com com dois. Natal é o único representante do Rio Grande do Norte presente na lista.
A previsão do ministério é que aproximadamente 68 milhões de indivíduos residam nessas 80 localidades, escolhidas devido à elevada taxa de transmissão da dengue - acima de 50 registros a cada 100 mil habitantes - ou ao aumento de casos da doença.
Conforme o ministério, todos esses municípios possuem uma população acima de 80 mil habitantes, o que aumenta a probabilidade de pressão sobre os serviços de saúde em eventuais surtos de dengue.
Mariângela Simão, secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, afirmou que o objetivo é diminuir tanto os casos graves quanto os óbitos causados pela dengue. A pasta planeja, por exemplo, acionar a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) para reorganizar os serviços de saúde das cidades selecionadas. Ela afirmou que o ministério está preparado para disponibilizar até 150 centros de hidratação, cada um com até 100 leitos, nas cidades da lista, com um investimento de até R$ 300 milhões.
O ministério se comprometeu a rastrear os estoques da vacina contra a dengue nas cidades consideradas prioritárias, garantindo a disponibilização do imunizante em todas as 80 localidades mencionadas.