Cidades
Publicado em 15/04/2025, às 09h20 Estudo técnico comprova a viabilidade do novo sistema, que já foi testado com sucesso em outras cidades e órgãos públicos. - Foto: Prefeitura de Natal Sammara Bezerra
A Prefeitura de Natal vai adotar um novo modelo de transporte institucional que promete gerar uma economia mensal superior a R$ 1,5 milhão aos cofres públicos. A iniciativa consiste na substituição progressiva da atual frota de veículos locados e motoristas terceirizados por um sistema de transporte sob demanda, com utilização de veículos por aplicativos, para atender exclusivamente os servidores públicos em atividades administrativas.
A medida foi formalizada por meio do Decreto Nº 13.347, assinado pelo prefeito Paulinho Freire e publicado no Diário Oficial do Município. O decreto estabelece diretrizes para a implementação do novo modelo, que prioriza eficiência, transparência e modernização na gestão da mobilidade interna da administração municipal.
Segundo o secretário municipal de Administração, Brenno Queiroga, a economia estimada supera R$ 1,5 milhão por mês — valor que, segundo ele, seria suficiente para construir uma Unidade Básica de Saúde a cada 30 dias. Com a redução de despesas, o novo sistema também melhora o controle das viagens, reduz o custo médio por quilômetro rodado e amplia a transparência na gestão pública.
"Além da economia, estaremos permitindo o aumento da eficiência e transparência do serviço, com redução real do custo do KM de R$11,30/km para menos de R$3,00/km, com o controle total de todas as viagens”, explicou Queiroga
A implementação do modelo foi precedida por um estudo técnico detalhado conduzido pela Secretaria Municipal de Administração (SEMAD). Durante os primeiros três meses da atual gestão, a equipe analisou os contratos de locação em vigor, a composição da frota, o perfil das demandas administrativas e os custos médios operacionais. O estudo concluiu que a substituição por serviços por aplicativo é tecnicamente viável e compatível com a realidade do município.
O modelo segue experiências já implementadas com êxito por órgãos públicos como: Governo Federal (TáxiGov), Prefeitura de São Paulo, Banco do Estado do Pará (Banpará). “Esses casos comprovaram economias de até 70% por km rodado e melhoria substancial na rastreabilidade e controle da mobilidade administrativa”, explicou o secretário da SEMAD.
O modelo escolhido ainda preserva contratos vigentes, permite transição gradual e veda a substituição de veículos operacionais essenciais (ambulâncias, viaturas, motos, fiscalização e veículos da Guarda Municipal) e também estabelece um teto de R$ 3,00/km médio mensal, reajuste automático pelo preço da gasolina ANP e a vedação à criação de regras específicas para o Município.