Cidades
Publicado em 16/04/2025, às 16h24 Fonte: Divulgação Giovana Góis
Após mais de três anos em processo de reabilitação, o peixe-boi Mangue está prestes a dar um novo passo rumo à liberdade. O animal, resgatado em dezembro de 2021 na Praia de Porto do Mangue, no litoral potiguar, será translocado para um recinto de aclimatação em ambiente natural no próximo dia 22 de abril.
Mangue passou os últimos anos sob os cuidados da equipe do Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB-UERN), que atua no Centro de Reabilitação de Fauna Marinha, em Areia Branca. Durante o período, recebeu alimentação controlada, atendimento veterinário e acompanhamento comportamental com foco em sua futura reintegração à natureza.
A nova fase da reabilitação ocorrerá na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão, na Praia do Durinho, onde o peixe-boi será inserido em um recinto especial de aclimatação. O objetivo é promover uma readaptação gradual ao ambiente marinho, fortalecendo suas habilidades naturais antes da soltura definitiva.
A translocação será acompanhada por técnicos do projeto e representantes de instituições parceiras.
O trabalho de resgate, reabilitação e monitoramento de peixes-bois-marinhos integra o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia Potiguar (PMP-BP), uma exigência do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para a operação de atividades da Petrobras na região. A iniciativa é executada pelo PCCB-UERN, em convênio com a Petrobras; a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); e a Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN (FUNCITERN).
A ação é apoiada ainda pelo Centro de Estudos e Monitoramento Ambiental (CEMAM); Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA); e Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (AQUASIS).
A orientação para casos de encalhe ou avistagem de peixes-bois com equipamentos de monitoramento é não tocar nos animais, não retirar os dispositivos e manter distância de pelo menos 100 metros com embarcações. O contato deve ser feito diretamente com o projeto, pelos números:
Natal e região: (84) 9 9943-0058
Areia Branca e região: (84) 9 8843-4621
Sobre o PCCB-UERN
O Projeto Cetáceos da Costa Branca é uma iniciativa de referência na conservação e pesquisa da fauna marinha no litoral potiguar, com foco especial em espécies ameaçadas, como peixes-bois-marinhos e golfinhos. Atuando desde 1998, o projeto desenvolve atividades de monitoramento, resgate, reabilitação e soltura de animais, além de ações de educação ambiental e produção científica. Com sede no Centro de Reabilitação de Fauna Marinha, em Areia Branca, o PCCB-UERN conta com uma equipe multidisciplinar e parcerias institucionais para integrar ciência, preservação ambiental e compromisso social na proteção da biodiversidade marinha.