Cidades
Publicado em 25/04/2025, às 16h18 Papa Francisco - Foto: Reprodução Vaticano Giovana Góis
O velório do papa Francisco foi encerrado na tarde desta sexta-feira (25), na Basílica de São Pedro, no Vaticano. A cerimônia, que começou na quarta-feira, atraiu cerca de 250 mil pessoas que foram prestar as últimas homenagens ao pontífice, falecido aos 88 anos.
O caixão será fechado ainda hoje, por volta das 15h (horário de Brasília), e o funeral acontece neste sábado (26), às 5h no horário de Brasília (10h, no horário local), na Praça de São Pedro. A expectativa é de que mais de 200 mil pessoas participem do momento, incluindo líderes mundiais e representantes de diversas religiões.
Entre as autoridades que já compareceram ao velório está o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Sepultamento será fora do Vaticano
Por desejo do próprio pontífice, o sepultamento não acontecerá no Vaticano, como é tradição, mas sim na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma. Após a missa, haverá um cortejo fúnebre até o local.
Detalhes do funeral
A Missa das Exéquias será celebrada pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício. A cerimônia marca o início do Novendiali, o novenário de luto e orações dedicado ao papa falecido.
Após a missa:
- O caixão será levado de volta à Basílica de São Pedro.
- Em seguida, seguirá em procissão até a Basílica de Santa Maria Maggiore.
- Um grupo de pobres e pessoas em situação de vulnerabilidade, convidado pelo próprio Francisco, acompanhará a entrada do corpo na igreja para a despedida final.
- Na capela, o mestre de cerimônias Diego Ravelli conduzirá uma oração em latim.
- O caixão será então selado com os símbolos do Vaticano, recebido com água benta e depositado na tumba.
A certidão oficial do sepultamento será redigida e lida por um notário e assinada por autoridades eclesiásticas, como o cardeal camerlengo e o mestre das celebrações litúrgicas pontifícias.
Leia também:
- Defensor das minorias e causas sociais: relembre a trajetória do Papa Francisco
- Cardeal expulso por papa Francisco após escândalos desafia Vaticano e quer participar do conclave; entenda
- Vaticano confirma duas causas para a morte do Papa Francisco; saiba quais