Esportes

QFC perde 18 pontos no Estadual Sub-15 por escalar jogador de forma irregular

A infração foi inicialmente denunciada em Notícia de Infração assinada por diversos clubes participantes do torneio. A FNF confirmou a irregularidade  |  Com base nesta regra, a FNF decidiu aplicar a penalidade prevista pelo artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) - Reprodução/Internet

Publicado em 22/04/2025, às 17h41   Com base nesta regra, a FNF decidiu aplicar a penalidade prevista pelo artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) - Reprodução/Internet   Redação

A Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) determinou a perda de 18 pontos do QFC no Campeonato Potiguar Sub-15 de 2025, após o clube escalar de forma irregular o atleta Nadson Miguel dos Anjos em três partidas da competição. A informação foi apurada pelo jornalista Marcos Lopes.

De acordo com a FNF, Nadson foi relacionado pelo Santa Cruz de Natal na primeira rodada do campeonato, realizada no dia 23 de março, em partida contra o Potyguar. Posteriormente, no dia 28 de março, o atleta foi desvinculado do Santa Cruz a pedido de seu representante legal e passou a integrar o elenco do QFC.

O problema ocorreu quando Nadson foi relacionado pelo QFC nas partidas contra o Rio Grande SAF (05/04), Fábrica de Craques (13/04) e ABC (20/04). O time venceu os três confrontos, mas segundo o Regulamento Específico do Campeonato Potiguar Sub-15 de 2025, no artigo 12: “a partir do momento que o atleta for relacionado na súmula da partida, independente da rodada, o mesmo não poderá mais ser inscrito por qualquer outra equipe participante do Campeonato”.

Com base nesta regra, a FNF decidiu aplicar a penalidade prevista pelo artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), retirando os 18 pontos atribuídos às três vitórias obtidas com a participação irregular do atleta. Além disso, os pontos conquistados nas partidas em questão não serão computados para o QFC.

A infração foi inicialmente denunciada em Notícia de Infração assinada por diversos clubes participantes do torneio: ABC, América SAF, Santa Cruz, Monamy, Baraúnas, Monte Líbano, Rio Grande SAF, Mossoró e Fábrica de Craques. A FNF confirmou a irregularidade ao analisar as súmulas dos jogos e confirmou o erro por parte do QFC.

A resolução será encaminhada ao Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), que dará prosseguimento ao caso com base no regulamento da competição e no CBJD.

Segundo apurou Marcos Lopes, o erro cometido pelo QFC é considerado básico e poderia ter sido evitado com a simples leitura do regulamento.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Natal Futebol Campeonato potiguar Punição Campeonato sub-15 QFC