Negócios
Publicado em 04/04/2025, às 11h09 "Com o programa Costura + RN, garantimos qualificação, crédito para a aquisição de equipamentos, o que vai assegurar trabalho e renda", afirma Fátima Bezerra. - Foto: Carmen Félix Redação
O Governo do Rio Grande do Norte lançou oficialmente nesta quinta-feira (3) o programa Costura + RN, com o objetivo de fomentar o setor têxtil, promover a moda potiguar e gerar oportunidades de trabalho e renda. A iniciativa prevê a capacitação de 1.850 alunos em cursos de corte, costura e empreendedorismo, além de oferecer R$ 10 milhões em crédito facilitado para a aquisição de máquinas e equipamentos.
O programa será implementado em 37 municípios, divididos em duas etapas: a primeira contemplará 20 cidades, iniciando por Baraúna, e a segunda abrangerá 17 municípios adicionais. A ação é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e do Trabalho, Habitação e Ação Social (Sethas), a Agência de Fomento do RN (AGN), Sebrae, Senai e prefeituras municipais.
Durante a cerimônia de lançamento, a governadora Fátima Bezerra destacou a vocação do estado para o setor têxtil e a importância de políticas públicas sustentáveis para fortalecer a área. Ela ressaltou que, com o Costura + RN, o governo assegura qualificação profissional e acesso a crédito para aquisição de equipamentos, promovendo trabalho e renda para a população.
Além da capacitação e do crédito, o programa inclui a promoção da moda potiguar por meio de eventos, desfiles e exposições, visando estimular micro e pequenos empreendedores a expandirem seus mercados e fortalecerem a visibilidade dos produtos de confecções do Rio Grande do Norte.