Negócios

Setor de bares e restaurantes do RN prevê crescimento de até 20% no faturamento na Semana Santa

Levantamento nacional indica que 71% dos empresários esperam aumento no faturamento durante a Páscoa de 2025 em comparação ao ano anterior.  |  Com o aumento do fluxo turístico, bairros como Ponta Negra se preparam para alta demanda em restaurantes e hotéis neste feriadão. - Foto: Abrasel/Divulgação

Publicado em 08/04/2025, às 12h14   Com o aumento do fluxo turístico, bairros como Ponta Negra se preparam para alta demanda em restaurantes e hotéis neste feriadão. - Foto: Abrasel/Divulgação   Redação

A aproximação da Semana Santa, combinada ao feriado prolongado que inclui o Dia de Tiradentes, anima o setor de bares e restaurantes do RN (Abrasel-RN). Isso porque o feriado deve impulsionar a economia da capital Potiguar. De acordo com a Associação, a expectativa é de um crescimento no faturamento entre 5% e 20% durante o período.

A previsão se baseia principalmente no aumento do fluxo de turistas, especialmente em bairros com forte apelo turístico, como Ponta Negra, em Natal, onde restaurantes e hotéis se preparam para um fim de semana com alta demanda. A boa taxa de ocupação da rede hoteleira também reforça o otimismo do setor.

Em contrapartida, regiões com menor apelo turístico devem registrar uma movimentação mais fraca, devido ao deslocamento da população local para outras cidades durante o feriadão, que vai de sexta a segunda-feira.

No cenário nacional, os dados da Abrasel indicam uma tendência semelhante. Levantamento feito pela entidade aponta que 71% dos empresários do setor esperam aumento no faturamento durante o feriado de Páscoa de 2025, em relação ao mesmo período do ano anterior. Para a maioria, esse crescimento deve oscilar entre 5% e 20%.

Apesar da expectativa positiva, o setor ainda enfrenta dificuldades. A pesquisa mostra que, em fevereiro deste ano, apenas 30% dos estabelecimentos operaram com lucro, enquanto outros 30% registraram prejuízo e 39% ficaram no ponto de equilíbrio. Em comparação com janeiro, os resultados representam uma leve piora, já que o primeiro mês do ano apresentou maior percentual de empresas lucrativas e menor número de negócios no vermelho.

A projeção é de que a movimentação provocada por datas estratégicas como a Páscoa, o Dia das Mães e o Dia dos Namorados contribua para o reequilíbrio financeiro de muitos empreendimentos, principalmente os que ainda operam com margens apertadas.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Semana santa Páscoa Feriado Tiradentes Turistas Abrasel RN Movimentação