Polícia

RN é alvo estratégico de facções; 15 cidades estão na mira de operação nacional

A Operação Arco das Divisas visa combater o crime organizado nas fronteiras do RN, com ações integradas entre forças de segurança.  |  RN é alvo estratégico de facções; 15 cidades estão na mira de operação nacional - Reprodução

Publicado em 07/04/2025, às 18h00   RN é alvo estratégico de facções; 15 cidades estão na mira de operação nacional - Reprodução   Redação

O Rio Grande do Norte passou a ocupar posição central nas operações de grupos criminosos, tanto locais quanto de abrangência nacional, servindo como rota para o tráfico de drogas, movimentações financeiras ilegais, escoamento de cargas e disputa por territórios. Um relatório obtido pela Tribuna do Norte aponta que 15 municípios do estado estão classificados como de “alta vulnerabilidade” pelas forças de segurança e serviços de inteligência, sendo áreas de origem de diversas ações criminosas — algumas com repercussão internacional.

As cidades estão distribuídas em diferentes regiões do estado, tanto no litoral quanto no interior, incluindo zonas portuárias e rotas hidroviárias. O levantamento foi realizado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública e encaminhado ao Ministério da Justiça, que deverá executar uma ação integrada de combate ao crime organizado. A operação recebeu o nome de Arco das Divisas.

Segundo o secretário estadual de Segurança, Coronel Francisco Araújo, a capital Natal não figura na lista devido ao forte aparato policial. “Natal conta com o maior contingente policial, tanto em serviço ordinário quanto extraordinário. A estrutura de segurança é mais robusta, o que a torna menos vulnerável do que outras cidades do interior”, destacou.

Entre os municípios citados está Mossoró, segunda maior cidade do RN, localizada ao longo da BR-304. A cidade é tida como um eixo fundamental para o tráfico de entorpecentes e contrabando. A presença da única Penitenciária Federal do Nordeste aumenta a sensibilidade da região para a atuação do crime.

Outro ponto crítico no Oeste potiguar é Pau dos Ferros, identificada como área de risco pela presença de rotas clandestinas. A proximidade com o Ceará tanto em Mossoró quanto em Pau dos Ferros facilita a logística de ações criminosas.

O documento também cita Areia Branca e Natal, ambas com acesso portuário, como áreas estratégicas utilizadas por organizações que atuam no tráfico internacional de drogas com destino à Europa. Entre 2018 e 2022, o Porto de Natal registrou a apreensão de 7,5 toneladas de cocaína, com valor de mercado estimado em R$ 1,4 bilhão.

Na região interiorana, cidades na divisa com a Paraíba também foram destacadas como áreas de preocupação pela inteligência estadual.

“Essas localidades apresentam maior risco e foram incluídas no planejamento apresentado ao Ministério da Justiça. O estudo foi baseado em dados de inteligência, estatísticas criminais e necessidades operacionais”, detalhou o coronel Araújo.

Arco das Divisas

A Operação Arco das Divisas tem como meta promover uma atuação integrada nas áreas limítrofes do estado, com presença reforçada de agentes de segurança e ações voltadas ao combate de crimes de fronteira. O plano visa ampliar a eficácia das forças locais por meio de estratégias conjuntas com órgãos regionais e federais.

“Essa operação já existia em estados com fronteiras internacionais, como no Mato Grosso do Sul e Amazonas. Agora, foi adaptada para incluir divisas interestaduais. O RN se enquadra por fazer limite com a Paraíba e o Ceará, além de possuir costa atlântica. O efetivo da PM e da Polícia Civil está envolvido diretamente nas ações de repressão, incluindo apreensões e capturas de criminosos”, disse o secretário.

Para os primeiros quatro meses de 2025, a operação contará com investimento de R$ 791 mil, destinados ao pagamento de 2.364 diárias operacionais, sendo 60% para policiais militares e 40% para civis.

Em 2024, a Operação Protetor — de mesma natureza — resultou na prisão de 104 suspeitos envolvidos em delitos como tráfico, contrabando, posse ilegal de armas, roubo, receptação e cumprimento de mandados. Foram apreendidos:

Municípios mais vulneráveis à atuação do crime:

O relatório do Ministério da Justiça, elaborado com dados da Sesed, detalha a atuação de facções criminosas em 15 cidades do interior potiguar. Confira:

Classificação Indicativa: Livre


Tags Natal Rio grande do norte Drogas Polícia Tráfico Segurança Mossoró Areia branca Cidades Facções Logística Operação protetor Rotas Arco das divisas Vulnerabilidade Inteligência Crime Pau dos ferros Ministério da justiça Contrabando