Política
Publicado em 04/04/2025, às 21h22 Câmara de Natal aprova projeto de lei anticapacitista batizado em homenagem ao influenciador Ivan Baron - Audrey Luiza Redação
A Câmara Municipal de Natal aprovou nesta quinta-feira (3) um projeto de lei que cria a Política Municipal de Combate ao Capacitismo. A proposta, apresentada pela vereadora Thabatta Pimenta (Psol), recebeu o nome de “Lei Ivan Baron”. (Veja mais abaixo os detalhes da proposta).
Ivan Baron, ativista e influenciador digital potiguar de 26 anos, atua desde 2018 nas redes sociais em prol da inclusão e no enfrentamento ao capacitismo — termo que define atitudes discriminatórias contra pessoas com deficiência, tratadas como inferiores.
Em 2023, Ivan ganhou destaque nacional ao ser um dos escolhidos para subir a rampa do Palácio do Planalto e participar da cerimônia de entrega da faixa presidencial ao presidente Lula.
A lei que homenageia o influenciador foi aprovada por unanimidade pelos 28 vereadores da Casa e agora aguarda a sanção ou veto do prefeito Paulinho Freire (União Brasil).
“Foi uma honra enorme ter meu nome vinculado a esse projeto. A criação de uma política municipal para combater o capacitismo em Natal representa um avanço muito importante”, afirmou Ivan.
“Tenho a esperança de que essa iniciativa inspire outras cidades, estados e até mesmo o país a adotarem legislações similares.”