Política

Câmara de Natal aprova projeto de lei anticapacitista batizado em homenagem ao influenciador Ivan Baron

  |  Câmara de Natal aprova projeto de lei anticapacitista batizado em homenagem ao influenciador Ivan Baron - Audrey Luiza

Publicado em 04/04/2025, às 21h22   Câmara de Natal aprova projeto de lei anticapacitista batizado em homenagem ao influenciador Ivan Baron - Audrey Luiza   Redação

A Câmara Municipal de Natal aprovou nesta quinta-feira (3) um projeto de lei que cria a Política Municipal de Combate ao Capacitismo. A proposta, apresentada pela vereadora Thabatta Pimenta (Psol), recebeu o nome de “Lei Ivan Baron”. (Veja mais abaixo os detalhes da proposta).

Ivan Baron, ativista e influenciador digital potiguar de 26 anos, atua desde 2018 nas redes sociais em prol da inclusão e no enfrentamento ao capacitismo — termo que define atitudes discriminatórias contra pessoas com deficiência, tratadas como inferiores.

Em 2023, Ivan ganhou destaque nacional ao ser um dos escolhidos para subir a rampa do Palácio do Planalto e participar da cerimônia de entrega da faixa presidencial ao presidente Lula.

A lei que homenageia o influenciador foi aprovada por unanimidade pelos 28 vereadores da Casa e agora aguarda a sanção ou veto do prefeito Paulinho Freire (União Brasil).

“Foi uma honra enorme ter meu nome vinculado a esse projeto. A criação de uma política municipal para combater o capacitismo em Natal representa um avanço muito importante”, afirmou Ivan.

“Tenho a esperança de que essa iniciativa inspire outras cidades, estados e até mesmo o país a adotarem legislações similares.”

Classificação Indicativa: Livre


Tags Natal União Brasil Câmara municipal Palácio do planalto Ativista Influenciador Digital Política municipal Combate Deficiência Capacitismo Prefeito paulinho freire Lei ivan baron Ivan baron Inclusão Thabatta pimenta Presidente lula Legislação Discriminação Faixa presidencial