Política
Publicado em 15/04/2025, às 13h27 Foto Elpidio Junior – CMN Giovana Góis
Mesmo com a recente nomeação de Aila Cortez para a direção geral da Escola de Governo do Rio Grande do Norte, o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo, vinculado ao Partido Social Democrático (PSD), nega qualquer articulação política com a governadora Fátima Bezerra, do Partido dos Trabalhadores (PT), ou com o grupo político do PT visando as eleições de 2026. A declaração foi dada em entrevista ao jornalista Túlio Lemos.
A indicação de Aila, que é ex-vice-prefeita de Natal e filha do ex-governador Cortez Pereira, foi publicada no Diário Oficial do Estado na última sexta-feira (11). A Escola de Governo é vinculada à Secretaria de Estado da Administração (Sead). Aila é também prima de Andreia Ramalho, esposa de Carlos Eduardo, e foi eleita vice-prefeita em 2020 na chapa com Álvaro Dias por sugestão do ex-prefeito.
Carlos foi enfático ao afirmar que não participou do processo de escolha da ex-aliada. Segundo ele, Aila deixou o PSD para assumir a função pública, decisão tomada de forma autônoma após convite direto de Fátima Bezerra. “Ela me ligou, disse que estava precisando trabalhar. Eu avisei que, para isso, ela teria que sair do partido, já que não tenho qualquer entendimento com Fátima”, relatou o ex-prefeito. Ele também afirmou que, até onde sabe, nem a senadora Zenaide Maia nem o prefeito Jaime Calado, ambos do PSD, têm acordos políticos com o Governo do Estado.
Carlos Eduardo também explicou que a nomeação de Aila foi motivada, entre outros fatores, pelo desejo dela de prestar uma homenagem ao pai, idealizador do Centro Administrativo do Estado. Segundo ele, essa foi uma das motivações pessoais para o aceite ao convite da governadora.
Sobre o futuro político do PSD, Carlos reforçou que ainda não há definições quanto às alianças para 2026. Ele destacou que a condução das decisões será feita pela senadora Zenaide Maia, que preside o partido no estado. “Essa conversa ainda não existe. Quando houver, ela vai ouvir os prefeitos, inclusive os de cidades grandes e influentes, além de mim e do próprio Jaime”, afirmou.
Mesmo assim, reconheceu que existe atualmente um bom diálogo entre Zenaide, Jaime Calado e o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil). “Os dois têm uma boa relação com Allyson. Ele não está nem com Rogério, nem com o PT. Se é terceira via ou não, não sei. Mas há um bom alinhamento com ele”, comentou.
Após se manter afastado dos holofotes desde a derrota eleitoral na última eleição municipal, Carlos Eduardo reapareceu recentemente nas redes sociais. Em vídeo gravado no Parque Ibirapuera, em São Paulo, onde está residindo, relembrou a gestão à frente da capital potiguar ao comparar o local com o Parque da Cidade de Natal. “Também projetado por Niemeyer, um espaço de lazer e preservação ambiental com mais de 200 hectares de mata nativa”, escreveu.
Na entrevista, ele ainda revelou estar em um “período sabático” em São Paulo, afastado das atividades políticas diretas, mas atento aos movimentos do cenário estadual.