Política

Cristiane Dantas critica Sesap e cobra explicações sobre falhas

A parlamentar solicita audiência pública para discutir a judicialização da saúde e a necessidade de soluções eficazes no estado  |  Fonte: Divulgação

Publicado em 16/04/2025, às 17h47   Fonte: Divulgação   Giovana Góis

A deputada estadual Cristiane Dantas (SDD) voltou a criticar, nesta quarta-feira (16), o sistema de regulação de leitos, exames e cirurgias da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa, a parlamentar, que preside a Comissão de Saúde da Casa, afirmou que a regulação atual não funciona e tem gerado consequências graves para a população.

“Pessoas estão morrendo por falta de agilidade no sistema de regulação da Secretaria de Saúde. A demora para transferência de pacientes de UPAs para hospitais ou para realização de exames de urgência tem custado vidas”, declarou Cristiane.

Como exemplo, ela relatou o caso de uma adolescente de 17 anos que ficou quatro dias aguardando a regulação para o Hospital Infantil Varela Santiago. Mesmo com vaga disponível, o procedimento não foi autorizado a tempo. “Ela acabou falecendo poucas horas depois de dar entrada no hospital. Isso mostra o colapso do sistema”, lamentou.

Além do pronunciamento, Cristiane apresentou um requerimento cobrando esclarecimentos sobre a subutilização do tomógrafo do Hospital Varela Santiago. De acordo com o documento, a Sesap estaria deixando de encaminhar pacientes mesmo com o equipamento disponível para exames de alta complexidade. “O sistema é moroso e não atende às necessidades da população. Precisamos saber quais os critérios estão sendo adotados para a regulação desses exames”, questionou.

A parlamentar também reforçou a necessidade de realização de uma audiência pública sobre o tema, no âmbito da Comissão de Saúde. Segundo ela, o debate é urgente diante dos dados apresentados recentemente pelo Tribunal de Justiça e pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que apontam o aumento da judicialização da saúde no estado.

“Muitas pessoas têm seus quadros agravados ou perdem a vida esperando por uma cirurgia ou por um leito. Precisamos de soluções eficazes para mudar o cenário da saúde pública no Rio Grande do Norte, que está na UTI”, concluiu.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Rio grande do norte Comissão Saúde Sesap Secretaria Assembleia legislativa Exames Saúde pública Judicialização Audiência pública Cirurgias Hospital infantil varela santiago Cristiane dantas Sdd Alta complexidade Upas Regulação Tomógrafo Leitos