Política
Publicado em 22/04/2025, às 18h11 Governadora Fátima Bezerra (PT-RN) - Foto: Giovana Góis Giovana Góis
A governadora Fátima Bezerra participou, nesta terça-feira (22), do ato simbólico de assinatura do Termo de Colaboração do Edital 01/FUNDEPI-SETHAS, no Instituto Juvino Barreto, em Natal. A iniciativa faz parte de uma parceria entre a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS) e o Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (FUNDEPI), com o objetivo de fortalecer políticas públicas voltadas para o envelhecimento com dignidade no Rio Grande do Norte.
Durante a cerimônia, foram anunciados os resultados do primeiro edital, que irá financiar projetos de cinco instituições sociais com atuação voltada à melhoria da qualidade de vida da população idosa. Além disso, foi lançado o Edital 02/FUNDEPI-SETHAS e a campanha Declare Bem, que incentiva contribuintes a destinarem parte do Imposto de Renda ao fundo estadual.
A governadora destacou a importância do trabalho das instituições envolvidas e reafirmou o compromisso do Estado com a pauta. “Vocês, do Instituto Juvino Barreto, fazem um trabalho muito especial. Minha palavra hoje é de gratidão. Estamos aqui para garantir que o cuidado com os nossos idosos seja uma política de Estado, com continuidade e sensibilidade”, declarou Fátima Bezerra.
Fátima Bezerra - Imagem: Giovana Góis
Representando a SETHAS, a secretária Íris Oliveira comemorou a celebração do termo. “É um momento de gratidão. Estamos vendo a política pública se concretizar, saindo do papel para fazer a diferença na vida de quem mais precisa”, afirmou, acrescentando que os editais foram construídos em diálogo com a sociedade civil e instituições parceiras.
Diretora do Instituto Juvino Barreto, Maria Rita de Cássia classificou o evento como um marco na trajetória da instituição. “É uma alegria recebê-los aqui. A presença do Governo, dos parlamentares e das entidades mostra que os idosos não estão esquecidos. Este momento fortalece o nosso propósito”, disse.
A presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Adna Martins, também celebrou o avanço nas políticas públicas. “Este é um ato de respeito às pessoas idosas. Cada assinatura representa um compromisso com a dignidade, a segurança e o protagonismo dessa população que construiu o nosso estado”, frisou.
Adna Martins - Imagem: Giovana Góis
A secretária da Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH/RN), Júlia Arruda, enfatizou o trabalho intersetorial da gestão. “Estamos empenhados em fazer valer os direitos das pessoas idosas e construir uma rede de proteção forte, humanizada e eficiente. Esta é uma política que precisa de união de forças”, declarou.
Também presente no evento, a vereadora Thabatta Pimenta ressaltou o impacto de ações como essa no cotidiano das instituições. “Fico muito feliz de estar aqui. Ações como essa são importantes para garantir recursos e respeito àquelas e àqueles que tanto contribuíram com nossa sociedade”, pontuou.
O deputado estadual Hermano Morais lembrou os desafios enfrentados na batalha por políticas públicas efetivas para o envelhecimento. “É uma luta grande. Mas com empenho coletivo, conseguimos transformar boas intenções em ações concretas. O que vemos aqui hoje é o reflexo disso”, avaliou.
Os editais da FUNDEPI-SETHAS fazem parte de uma política de fomento baseada no fortalecimento das redes de proteção à pessoa idosa no estado. Com a campanha Declare Bem, o Governo do RN também busca ampliar a participação cidadã na defesa desses direitos por meio da destinação voluntária do Imposto de Renda.