Política

Lula usa expressão polêmica ao mencionar diretora-geral do FMI

A fala de Lula sobre Kristalina Georgieva gerou repercussão negativa, levantando debates sobre o respeito nas relações internacionais  |  Lula usa expressão polêmica - Reprodução/YouTube

Publicado em 10/04/2025, às 20h04 - Atualizado às 21h17   Lula usa expressão polêmica - Reprodução/YouTube   Redação

Durante a abertura da 29ª Feicon (Feira Internacional da Construção Civil e Arquitetura) e da 100ª edição do Enic (Encontro Internacional da Indústria da Construção), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma declaração polêmica ao se referir à diretora-geral do FMI (Fundo Monetário Internacional), Kristalina Georgieva, como “mulherzinha”, sem mencioná-la diretamente pelo nome.

Lula relembrou sua participação na cúpula do G7, em Hiroshima (Japão), em 2023. Segundo ele, durante o encontro, a chefe do FMI o abordou afirmando que a situação do Brasil era complicada e que o país teria um crescimento econômico de apenas 0,8%. Lula contestou a fala, dizendo que ela nem o conhecia para fazer uma avaliação tão negativa.

“Em Hiroshima, me deparei com uma senhora, diretora do FMI, que chegou dizendo: ‘Presidente Lula, a situação do Brasil está difícil. A previsão é de que o país cresça só 0,8%’. Respondi que ela nem me conhecia, e eu também não a conhecia, então como poderia falar algo assim? No fim do ano, o Brasil cresceu 3,2%”, contou o presidente.

A fala gerou repercussão nas redes sociais, com muitas críticas ao tom usado por Lula ao se referir à dirigente da instituição financeira internacional.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Brasil Crescimento Indústria Repercussão Redes sociais Construção Luiz inácio lula da silva Japão Declaração Polêmica Arquitetura 2% Hiroshima Fmi 8% G7 0 3 Críticas Kristalina georgieva Feicon