Política

União Europeia impõe tarifas retaliatórias contra os EUA. Veja quais produtos afetados

A partir de 15 de abril, a União Europeia aplicará tarifas que variam de 10% a 25% sobre produtos dos EUA  |  A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von Der Leyen, busca estabilidade econômica em conversa com o primeiro-ministro da China. - UOL

Publicado em 09/04/2025, às 15h10   A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von Der Leyen, busca estabilidade econômica em conversa com o primeiro-ministro da China. - UOL   Redação

A Comissão Europeia confirmou que teve apoio necessário dentro do bloco para impor tarifas contra produtos importados dos Estados Unidos. Elas valerão a partir do dia 15 de abril e são retaliatórias para as taxas de aço e alumínio em 25%.

O anúncio ocorre no dia que as novas tarifas de 20% contra a União Europeia entram em vigor pelos Estados Unidos.

A União Europeia afirma que declarou a ‘preferência em encontrar resultados negociados com os EUA, que seriam equilibrados e mutuamente benéficos’, mas acrescenta que, assim que as verificações finais forem concluídas, as taxas entrarão em vigor.

A declaração ainda defende que a ‘UE considera as tarifas dos EUA injustificadas e prejudiciais, causando prejuízos econômicos a ambos os lados, bem como à economia global’.

‘Essas contramedidas podem ser suspensas a qualquer momento, caso os EUA concordem com um resultado negociado justo e equilibrado’, completa o texto.

Os impostos variam de 10% a 25% e afetam em mais de US$ 22 bilhões (cerca de R$ 130 bilhões) em produtos dos EUA. Entre eles estão tabaco, motocicletas, aves, soja, produtos de beleza, aço e alumínio, segundo a Associated Press.

Mais medidas são estudadas para as próximas semanas. Elas entrariam em vigor em etapas, sendo a próxima para 16 de maio e outra em 1º de dezembro.

Nessa terça (8), a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von Der Leyen, conversou com o primeiro-ministro da China e juntos reiteraram a intenção de proteger um mercado livre para dar mais estabilidade e certeza à economia mundial.

A Europa é o principal comprador de produtos chineses e a China é o terceiro maior mercado para as exportações europeias.

Informações: CBN

Classificação Indicativa: Livre


Tags Tarifas Estados unidos Economia Impostos Comissão europeia União europeia Contramedidas Ursula von der leyen

Leia também


Trump anuncia pausa de 90 dias em cobrança de tarifas para quem não retaliou os EUA; para China, taxa sobe a 125%


China toma contramedidas após tarifas de 104% de Trump entrarem em vigor