Política
Publicado em 23/04/2025, às 14h33 Vereadora Mariana Lescano (PP-RS) - Foto: Reprodução Giovana Góis
A vereadora de Porto Alegre Mariana Lescano (PP-RS) provocou polêmica nas redes sociais ao afirmar que a morte do Papa Francisco representa uma "limpeza espiritual". A declaração foi publicada nesta segunda-feira (21) no perfil oficial da parlamentar, que também é policial penal.
Na publicação, Lescano afirma que "quem não cumpre o chamado será retirado", e que "Deus está agindo" para derrubar "tudo que é falso". Para ela, o falecido pontífice representava uma era de "distorções doutrinárias" na Igreja, e defende que o próximo Papa seja "firme na fé, fiel à verdade e sem rabo preso com a esquerda".
Católica e autodeclarada conservadora, Lescano usou a ocasião para criticar o que chamou de infiltração comunista na Igreja. Segundo ela, é preciso restaurar os "valores cristãos claros" e colocar "Cristo — e não o comunismo — no centro". Em sua avaliação, a morte de Francisco um dia após a Páscoa não seria coincidência, mas um sinal divino.
As declarações foram alvo de duras críticas de internautas. “Você colocaria Jesus na cruz certamente”, comentou um seguidor. Outro lamentou o tom ideológico: “Papa que pregava a igualdade, a inclusão, o acolhimento às minorias. Coisas que Jesus sempre defendeu”.
Mesmo afirmando respeitar a figura do Pontífice, Lescano declarou que “não dá mais para ser católico e fazer o jogo da esquerda”. E completou: “O tempo de se misturar com o mundo para agradá-lo acabou”.
Em sentido oposto, o partido Progressistas, ao qual a vereadora é filiada, manifestou-se em tom de homenagem. Em nota publicada nas redes, a legenda destacou o legado do primeiro Papa latino-americano, elogiando sua fé, humildade e compromisso com os mais vulneráveis: “Um líder espiritual admirado por católicos e não católicos. Que sua mensagem de paz e amor siga nos guiando”.
Leia também:
- Vaticano revela causas da morte do papa Francisco: AVC, coma e colapso
- Conclave: entenda como funciona o ritual que vai nomear próximo papa
- Funeral do papa Francisco terá líderes mundiais; Trump, Lula e Zelensky estão entre os confirmados
- Papa: confira quais cardeais brasileiros votarão no próximo conclave