Obra em Ponta Negra: ex-prefeito Álvaro Dias compara ampliação da praia à de Miami Beach

Engorda da praia de Ponta Negra visa conter a maré e impulsionar o turismo local, segundo o ex-prefeito Álvaro Dias.  |  Obra em Ponta Negra: ex-prefeito Álvaro Dias compara ampliação da praia à de Miami Beach - Foto: Diego Delso

Publicado em 03/04/2025, às 20h38   Obra em Ponta Negra: ex-prefeito Álvaro Dias compara ampliação da praia à de Miami Beach - Foto: Diego Delso   Redação

O ex-prefeito de Natal afirmou que os padrões adotados na cidade seguem referências semelhantes às aplicadas nos Estados Unidos.

Durante suas férias nos EUA, Álvaro Dias (Republicanos), ex-prefeito de Natal, publicou um vídeo em suas redes sociais nesta quarta-feira (2), comparando a obra de engorda da praia de Ponta Negra à intervenção realizada em Miami Beach, na Flórida. Segundo ele, os critérios utilizados no projeto em Natal foram baseados em práticas similares às adotadas na cidade americana.

“Estamos aqui em Miami Beach, onde, recentemente, também foi realizada a engorda desta praia. Estamos no país mais rico e desenvolvido do mundo para mostrar aos natalenses uma obra semelhante à que executamos em Natal”, declarou.

Iniciada em 2023, a engorda da praia de Ponta Negra consistiu na ampliação da faixa de areia por meio do aterro hidráulico, um processo que transporta grandes volumes de areia do mar para a orla, visando conter o avanço da maré.

No vídeo, Álvaro Dias ressaltou os benefícios que a obra pode trazer para o turismo e a economia local. “Isso comprova que, em cidades como Natal, Miami e Balneário Camboriú [SC], onde o turismo é essencial para a economia e o mar avançou, a engorda da praia é uma solução eficaz para preservar o litoral”, afirmou.

A ampliação da faixa de areia de Ponta Negra foi uma das principais obras da gestão de Álvaro Dias, enfrentando desafios ambientais e burocráticos. Apesar dos avanços, especialistas apontam falhas no sistema de drenagem e possíveis impactos ao ecossistema local.

Engorda da Praia em Miami Beach

A intervenção segue o exemplo de outras cidades que adotaram medidas semelhantes para preservar suas praias e fomentar o turismo. Em Miami Beach, esse processo ocorre periodicamente desde a década de 1970, buscando proteger a infraestrutura costeira e manter a atratividade turística.

De acordo com o governo dos EUA, a última restauração ocorreu entre 2022 e 2023, adicionando 638.000 m³ de areia ao longo de cerca de 3 quilômetros da linha costeira de Miami Beach. “A restauração da praia ajudará a minimizar possíveis danos econômicos, ambientais e estruturais causados por tempestades tropicais e furacões”, informou o governo.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Natal Infraestrutura Engorda Ponta negra Álvaro Dias Turismo Praia Miami beach Flórida Mar Litoral Tempestades