Cidades

Concurso público da UERN é cancelado

O concurso havia estado suspenso desde janeiro de 2025, momento em que as provas e a avaliação de títulos foram interrompidas - Divulgação/UERN
O concurso havia estado suspenso desde janeiro de 2025, momento em que as provas e a avaliação de títulos foram interrompidas  |   BNews Natal - Divulgação O concurso havia estado suspenso desde janeiro de 2025, momento em que as provas e a avaliação de títulos foram interrompidas - Divulgação/UERN

Publicado em 08/04/2025, às 13h39   Redação



Nesta terça-feira, 8 de abril, a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte comunicou a decisão de cancelar o concurso público destinado ao preenchimento de vagas para professores do Ensino Superior, cujo edital foi divulgado em janeiro do ano passado.

O concurso havia estado suspenso desde janeiro de 2025, momento em que as provas e a avaliação de títulos foram interrompidas. A universidade anunciou que irá reembolsar a taxa de inscrição aos candidatos que participaram.

A decisão de cancelamento foi divulgada no Jornal Oficial da Uern (Jouern) nesta terça-feira, 8. Em sua comunicação, a Universidade afirmou que um novo concurso público será iniciado em breve. 

Em janeiro, a Fundação da UERN (FUERN) divulgou que o concurso foi interrompido devido a denúncias que indicavam que o sistema da comissão responsável pelo concurso revelou a identidade dos candidatos aos examinadores, o que acabou prejudicando os princípios da legalidade e impacialidade. 

Essa falha ocorreu, de acordo com a UERN, em janeiro deste ano. No dia 14 de janeiro,  o coordenador das bancas sinalizou que havia provas faltando no sistema. Os professores informaram os candidatos sobre essas provas incompletas utilizando códigos identificadores.

Para recuperar as páginas que estavam ausentes, o programador da banca acessou o sistema no dia 16. Contudo, ao inserir os documentos que estavam em falta, ele cometeu um erro e esqueceu de desativar a função que identificava o candidato.

Na nota oficial, a Uern também destacou nove infrações contratuais cometidas pela banca contratada, decidiu aplicar penalidades financeiras e optou pela rescisão unilateral do contrato.O concurso em questão, aberto pela UERN em janeiro de 2024, oferecia 66 vagas para docentes. Além disso, o processo de seleção previa 40 vagas para técnicos de nível médio e superior, que não foram impactadas pela suspensão.

Com informações do G1 RN. 

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp