Cidades

Desconto na conta de luz: mais de 100 mil famílias podem ter até 65% de abatimento; veja como fazer

Confira como receber - Foto: Reprodução Freepik
O desconto pode chegar a 65% na conta de luz para famílias de baixa renda, indígenas e quilombolas na Região Metropolitana de Natal  |   BNews Natal - Divulgação Confira como receber - Foto: Reprodução Freepik

Publicado em 25/04/2025, às 13h55   Giovana Góis



Mais de 102 mil famílias da Região Metropolitana de Natal que possuem Número de Identificação Social (NIS) estão aptas a receber o desconto da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), mas ainda não estão inscritas no programa, segundo levantamento da Neoenergia Cosern.

O benefício, concedido pelo Governo Federal, pode reduzir a conta de luz em até 65% para consumidores de baixa renda, indígenas e quilombolas. No Rio Grande do Norte, mais de 388 mil famílias já recebem o desconto. Só em 2024, mais de 82,5 mil novos cadastros foram efetivados.

Segundo a concessionária, muitos beneficiários não são titulares da conta de energia, o que dificulta a inclusão automática no sistema. "Grande parte dessas pessoas vive em imóveis alugados ou cedidos", informou a empresa.

✅ Quem tem direito?
Têm direito ao benefício:

- Famílias com renda per capita de até meio salário mínimo, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico);

- Famílias com renda de até três salários mínimos, que possuam membro com doença grave dependente de aparelhos elétricos para tratamento;

- Famílias com idosos ou pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS).

O benefício é válido para apenas uma unidade consumidora por família.

📌 Como se cadastrar?
Para ter acesso ao desconto, é necessário apresentar o NIS ou o Número do Benefício (NB), mesmo que o beneficiário não seja o titular da conta de luz. O cadastro pode ser feito:

- Pelo WhatsApp da Neoenergia Cosern: (84) 3215-6001

- Pela Área do Cliente no site oficial

- Pelo aplicativo (disponível para iOS e Android)

- Nas Lojas de Atendimento da Neoenergia Cosern

Se os dados do NIS ou NB estiverem desatualizados, é necessário procurar o CRAS mais próximo para atualizar o CadÚnico. Famílias que ainda não têm cadastro social também devem se dirigir ao CRAS para realizar o registro.

Fonte: Cosern/G1

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp