Cidades
Publicado em 29/04/2025, às 14h36 Redação
O novo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta terça-feira (29) que irá priorizar a redução do tempo de espera por atendimentos especializados no Sistema Único de Saúde (SUS), com foco no diagnóstico e tratamento do câncer. Para alcançar esse objetivo, o governo federal pretende ampliar parcerias com a rede privada de saúde, aproveitando estruturas com capacidade ociosa para acelerar os atendimentos.
Segundo o ministro, a integração com a rede privada permitirá alavancar o atendimento de média e alta complexidade, reduzindo gargalos formados nos últimos anos, especialmente durante a pandemia de covid-19. A desorganização da rede em governos anteriores, segundo ele, também contribuiu para o cenário atual.
O presidente Lula autorizou a articulação entre os ministérios da Saúde e da Casa Civil com outras pastas para estabelecer ações conjuntas com clínicas e hospitais privados. Uma das iniciativas já em andamento é a negociação com o hospital A.C.Camargo, referência em oncologia, para ampliar o suporte ao diagnóstico de câncer para pacientes do SUS.
Além disso, nesta quarta-feira (30), o Ministério da Saúde deve divulgar um estudo feito em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), que aponta forte concentração de médicos especialistas atuando majoritariamente na rede privada. A análise servirá de base para o redesenho das políticas de integração entre os setores público e privado.
Com informações da Agência Brasil.
Classificação Indicativa: Livre