Cidades
Publicado em 15/04/2025, às 18h11 Redação
O nível de água armazenada nos reservatórios hídricos do Rio Grande do Norte começou a baixar. É o que mostra o Sistema de Acompanhamento de Reservatórios (SAR) da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Segundo sistema, no dia 15 de abril de 2024, o nível de água acumulado nos reservatórios atingia 70,74% de sua capacidade.
Hoje, um ano depois, o nível total é de 58,58%, o que representa uma diminuição de 12,16% do volume. O SAR traz o nível hídrico de 55 reservatórios do RN, que são regularmente monitorados pelo Instituto de Gestão de Águas do Estado do Rio Grande (IGARN).
Maiores reservatórios
O maior reservatório do estado é a Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, localizada no Rio Piranhas-Açu, entre os municípios de Assu, Itajá e São Rafael. Sua capacidade total é para até 2,4 bilhões de metros cúbicos de água, e atualmente está com um volume de 63,06%.
O segundo maior reservatório do RN é a Barragem de Oiticica, em Jucurutu. Inaugurada no dia 19 de março deste ano, possui capacidade para 742 milhões de metros cúbicos de água, e atualmente está com cerca de 10% de sua capacidade tomada.
A terceira maior barragem potiguar é a de Santa Cruz, em Apodi, com capacidade para 599 milhões de metros cúbicos de água. O volume atual é de 68,63%.
Classificação Indicativa: Livre