Cidades
Publicado em 16/04/2025, às 13h09 Júnior Teixeira
A Prefeitura de Natal, por meio das Secretarias Municipais de Planejamento (SEMPLA) e de Concessões, Parcerias, Empreendedorismo e Inovações (SEPAE), estabeleceu uma importante parceria com o Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) para promover a inovação aberta na administração pública municipal.
A iniciativa visa conectar as necessidades reais da gestão pública com soluções inovadoras e tecnológicas desenvolvidas por estudantes, pesquisadores e startups incubadas no IMD.
O primeiro passo do projeto foi dado com a divulgação de um formulário eletrônico para que as secretarias e órgãos municipais possam relatar desafios, problemas ou oportunidades de melhoria nos processos internos e na prestação de serviços à população. As informações coletadas serão usadas como base para a criação de soluções personalizadas, que atendam às demandas da cidade de Natal.
Em um evento que ocorrerá no próximo dia 7 de maio, no auditório do IMD, as startups do instituto apresentarão as tecnologias já desenvolvidas e discutirão as demandas enviadas pelos órgãos públicos. O encontro também servirá para esclarecer como as secretarias poderão acessar e implementar essas soluções no seu dia a dia, com o suporte da Prefeitura e do IMD.
As áreas inicialmente contempladas pelo IMD incluem, entre outras, a gestão de manutenção de frotas públicas, automação de processos internos (RPA), elaboração de projetos para captação de recursos, apoio a pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), recrutamento e seleção de servidores, atendimento automatizado por WhatsApp, e plataformas de ensino de matemática e simulados para o ENEM.
A proposta segue uma tendência global de inovação aberta, já aplicada em diversas cidades e países por meio de desafios públicos e hackathons governamentais, onde o setor público apresenta problemas concretos e o ecossistema de inovação responde com soluções práticas e aplicáveis.
Classificação Indicativa: Livre