Cidades
Publicado em 02/04/2025, às 12h29 Redação
As cidades do Rio Grande do Norte que mais registraram quedas de raios no primeiro trimestre de 2025 estão localizadas nas regiões Oeste e Seridó do estado. De acordo com dados da Neoenergia Cosern, obtidos através da Plataforma Climatempo, foram contabilizadas 16.279 descargas atmosféricas no período, sendo 2.840 delas em Upanema.
Mossoró também foi uma das cidades mais afetadas, com 2.454 raios atingindo o solo, enquanto Santana do Matos registrou 1.940. Embora esses números representem uma redução de 42% em comparação com o mesmo período do ano anterior, as quedas de raios continuam a causar preocupação, pois podem provocar interrupções no fornecimento de energia elétrica e até acidentes graves.Março foi o mês com o maior número de registros, totalizando 8.077 descargas no estado. Durante esse mês, as chuvas foram intensas em diversas regiões, especialmente no Oeste e Seridó, com grande incidência de trovões, relâmpagos e raios. Um exemplo disso foi a ocorrência de precipitações repentinas em Mossoró, que foram precedidas de raios e relâmpagos.
Medidas para Garantir a Segurança no Fornecimento de Energia
Para minimizar os impactos dessas quedas de raios, a Neoenergia Cosern reforçou a infraestrutura elétrica no estado ao longo de 2024, instalando mais de 120 novos para-raios. De acordo com Estênio Mota, supervisor da empresa no Oeste, esses equipamentos ajudam a aumentar a robustez da rede elétrica e garantem a regularidade do fornecimento de energia, mesmo durante os dias chuvosos e de tempestades com raios.
Orientações de Segurança Durante Chuvas com Raios
Diante do risco que as quedas de raios podem representar, a Neoenergia Cosern também orienta a população sobre medidas de segurança em casos de chuvas acompanhadas de raios. Confira as principais recomendações:
Com essas precauções, é possível reduzir os riscos associados às quedas de raios e garantir mais segurança durante os períodos de chuvas intensas no estado.
Classificação Indicativa: Livre