Cidades

Rio Grande do Norte Lança Campanha de Vacinação Escolar

Campanha busca atualizar cartão de vacina de crianças e adolescentes - Foto: Ascom/ Sesap RN
De 5 a 9 de maio, escolas do RN receberão vacinação, com um Dia D em 26 de abril para mobilização em todo o estado.  |   BNews Natal - Divulgação Campanha busca atualizar cartão de vacina de crianças e adolescentes - Foto: Ascom/ Sesap RN

Publicado em 02/04/2025, às 11h56   Redação



O Rio Grande do Norte iniciou, nesta terça-feira (1º), uma campanha para atualizar os cartões de vacinação dos estudantes do estado. A campanha ocorrerá tanto nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) quanto nas escolas.

Está prevista uma semana de vacinação nas escolas, de 5 a 9 de maio. Além disso, o Dia D acontecerá em 26 de abril, com ações em todos os municípios do estado. A campanha é coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer (SEEC), e será encerrada em 31 de maio. 

Seguindo as diretrizes do Programa Saúde na Escola, o mote da campanha no estado é: "Minha Escola Nota 10 na vacinação: Nada de perder ponto na saúde". O público-alvo são crianças e adolescentes menores de 19 anos, matriculados no ensino infantil, fundamental e médio.

Em entrevista ao G1 RN, a técnica de enfermagem Thenille Morais, mãe do estudante adolescente Eduardo Morais, afirmou que "não sabe os riscos, quem tem e quem não tem doença, então é muito bom para prevenir [as vacinas]".

Foco na vacina do HPV

O objetivo da campanha é intensificar a imunização conforme o Calendário Nacional de Vacinação, com um foco especial na vacina contra o HPV, tanto para meninas quanto para meninos.

A ação visa divulgar a importância da vacinação entre crianças, adolescentes, pais e responsáveis, além de envolver profissionais de saúde e educação, alinhando-se à política de retomada da vacinação no país, conduzida pelo Ministério da Saúde.

"É importante falar e chamar a atenção dos pais para que autorizem a vacinação das crianças", disse a secretária de Saúde do RN, Diana Rego. "A ideia é atualizar os cartões de vacina, oferecendo as vacinas nas escolas para as crianças que, por algum motivo, não conseguiram ir ao posto de saúde. Também buscamos fazer um resgate das crianças e adolescentes que ainda não se vacinaram contra o HPV", completou.

Veja quais vacinas serão ofertadas: 

  • Febre Amarela;
  • Tríplice Viral e Tríplice Bacteriana (DTP) - para crianças a partir de 8 meses e menores de 5 anos (ensino infantil);
  • Febre Amarela, Tríplice Viral, Tríplice Bacteriana (DTP), Meningocócica ACWY e HPV - para crianças a partir de 5 anos e adolescentes menores de 15 anos (ensinos infantil, fundamental e médio).

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp