Cidades

Secretaria Municipal de Saúde adverte sobre a proteção contra acidentes com animais venenosos

Sensíveis a variações de clima e vibrações, eles tendem a deixar seus esconderijos e invadir residências em busca de abrigo e alimento - Divulgação: Ministério da Saúde
Até o presente momento em 2025, foram reportados 226 incidentes com animais venenosos  |   BNews Natal - Divulgação Sensíveis a variações de clima e vibrações, eles tendem a deixar seus esconderijos e invadir residências em busca de abrigo e alimento - Divulgação: Ministério da Saúde

Publicado em 02/04/2025, às 18h18   Redação



A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da capital potiguar reitera o apelo para que a comunidade tome precauções e cuidados especiais visando à prevenção de incidentes que envolvam animais perigosos, com atenção especial aos escorpiões. Até o presente momento em 2025, foram reportados 226 incidentes com animais venenosos, dos quais 195 foram relacionados a escorpiões.

Em 2024, Natal contabilizou 2.580 notificações sobre acidentes com animais venenosos, incluindo abelhas, aranhas e cobras. Destes, 2.135 (cerca de 82,8%) foram atribuídos a escorpiões.

A espécie mais prevalente na região é o escorpião-amarelo-do-nordeste, que se reproduz por partenogênese, um método assexuado. O período de gestação dessa espécie dura aproximadamente três meses. Esses escorpiões podem ter de 2 a 3 crias por ano, dependendo das condições de nutrição, clima, abrigo e a presença de predadores. Sendo criaturas noturnas e sensíveis a variações de clima e vibrações, eles tendem a deixar seus esconderijos e invadir residências em busca de abrigo e alimento.

A SMS recomenda algumas ações simples para prevenir acidentes com escorpiões, tais como: manter móveis como camas e berços afastados das paredes; cobrir ralos de banheiros e cozinhas quando não estão em uso; colocar água sanitária nos ralos à noite; e vedar aberturas em paredes, pisos, portas e janelas.

O uso de inseticidas para controle de escorpiões não é aconselhado, pois pode forçar os animais a sair de seus abrigos, aumentando a probabilidade de acidentes. No caso de um acidente, é fundamental limpar bem a área da mordida utilizando água e sabão e colocar uma compressa aquecida. A recomendação é se dirigir a uma das quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em Natal – Potengi, Pajuçara, Cidade Satélite ou Esperança – para uma avaliação por um profissional de saúde, especialmente para crianças e idosos, que podem estar mais suscetíveis a complicações.

Se possível, é aconselhável tirar uma foto ou trazer o animal que foi capturado em um recipiente, além de fornecer informações como nome do paciente, endereço e telefone. Esses dados podem ajudar a melhorar o atendimento médico e o controle dos casos na cidade. Com o aumento dos acidentes reportados, é crucial que a população fique atenta às recomendações e estratégias de prevenção para minimizar as chances de acidentes sérios e assegurar a proteção de todos.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp