Cidades

Vagas remanescentes do Fies em instituições privadas podem ser preenchidas até a próxima segunda-feira (7)

O Fies, programa oferecido pelo MEC, financia cursos de graduação em instituições de ensino superior privadas - José Cruz/Agência Brasil
As IES precisam informar sobre a disponibilidade de vagas remanescentes  |   BNews Natal - Divulgação O Fies, programa oferecido pelo MEC, financia cursos de graduação em instituições de ensino superior privadas - José Cruz/Agência Brasil

Publicado em 04/04/2025, às 14h06   Redação



Instituições de ensino superior particulares têm até as 23h59 da próxima segunda-feira, 7 de abril, para notificar o Ministério da Educação (MEC) sobre sua participação na edição do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2025. As IES precisam informar sobre a disponibilidade de vagas remanescentes.

O Fies, programa oferecido pelo MEC, financia cursos de graduação em instituições de ensino superior privadas que possuem uma avaliação favorável no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). A intenção é promover o acesso ao ensino superior para estudantes com baixa renda.

As informações para o Fies 2025 do primeiro semestre precisam ser submetidas virtualmente pelas faculdades privadas pelo Sistema Informatizado do Fies (Sisfies), no módulo chamado FiesOferta. O procedimento é simples: basta cadastrar-se no  Gov.br. É necessário preencher dados referentes a cada curso disponível, incluindo número de vagas, turno, local e mensalidades.

O termo de adesão deve ser assinado eletronicamente pelo representante legal da instituição que mantém a unidade de ensino. Para isso, deve ser utilizada a assinatura eletrônica disponível no módulo FiesOferta. Na última quarta-feira, 2 de abril, o MEC anunciou uma nova fase do Fies 2025/1 que acontece ainda neste mês. Ela irá oferecer aos estudantes as vagas remanescentes das etapas anteriores do programa deste ano. O ministério confirmou que em breve lançará um novo edital com as regras e o cronograma para a inscrição dos alunos. A pasta aguarda apenas as informações das instituições de ensino superior não gratuitas até o dia 7 de abril.

Na edição do primeiro semestre, as universidades particulares disponibilizaram 67.301 vagas para cursos de graduação. O programa recebeu mais de 493 mil inscrições de 198.579 candidatos, que puderam escolher até três opções de cursos. Conforme o novo edital do MEC, entre os dias 8 e 11 de abril, as instituições de ensino superior terão a oportunidade de revisar e corrigir as informações do documento que formaliza a sua participação nesta edição do Fies.

O edital especifica ainda que as faculdades privadas devem publicar em seus sites e em locais com grande circulação de estudantes a confirmação de sua participação no processo seletivo. A divulgação deve esclarecer o número de vagas remanescentes disponíveis, a lista de cursos e turnos oferecidos em cada local da instituição, além da legislação que será publicada pelo MEC relacionada às vagas remanescentes do Fies.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp