Entretenimento
Publicado em 11/04/2025, às 19h00 Redação
No próximo dia 13 de abril, às 18h, o Auditório Onofre Lopes da Escola de Música da UFRN (EMUFRN) recebe um evento especial da turnê brasileira do Quarteto Lopes-Graça, de Portugal, junto ao violonista capixaba Yuri Marchese. Além do concerto, os músicos também oferecerão masterclasses no dia seguinte, 14 de abril, a partir das 9h30. As atividades são gratuitas e abertas ao público. Para participar das aulas, é necessário realizar inscrição prévia pelo Sigaa.
Comemorando duas décadas de trajetória na música de concerto, o Quarteto Lopes-Graça está em circulação por diferentes cidades brasileiras. A apresentação na EMUFRN marca a penúltima parada dessa turnê. Formado atualmente pelos músicos Eliot Walton (violino), Luís Pacheco Cunha (violino), Isabel Pimentel (viola) e Catherine Strynckx (violoncelo), o grupo conta nesta temporada com a participação especial de Yuri Marchese, ao violão.
As masterclasses oferecem um espaço rico de aprendizado e troca entre músicos e participantes, voltadas principalmente para a comunidade acadêmica da UFRN — especialmente estudantes da Escola de Música — e também para o público externo. As aulas acontecerão nos turnos da manhã (9h30 às 12h30) e da tarde (14h às 17h), e os participantes que tocarem algum instrumento poderão receber certificado de 8 horas complementares.
O professor Lourenço de Nardin Budó, responsável pela iniciativa, ressalta o valor da interação direta com músicos experientes. “É uma oportunidade incrível, especialmente para os alunos, que certamente sairão inspirados desse encontro”, afirma.
Quem deseja garantir o certificado deve se inscrever pelo Sigaa, informando o instrumento e o músico com quem gostaria de participar. Já aqueles que preferirem apenas assistir às aulas como ouvintes, podem comparecer sem a necessidade de inscrição.
O quarteto leva o nome de Fernando Lopes-Graça, importante compositor português cuja obra marcou a música erudita do século XX em Portugal. Além de compositor, ele foi maestro, pianista, teórico e crítico de arte. Seu legado inclui peças como Sinfonia em Lá Menor, Variações para Piano e Cantos e Danças. Lopes-Graça também se destacou por seu trabalho na valorização e arranjo da música popular portuguesa, o que contribuiu fortemente para a preservação dessa tradição.
Classificação Indicativa: Livre