Esportes
Publicado em 03/04/2025, às 18h59 Redação
Seis dos dez surfistas brasileiros que disputam a etapa de El Salvador da Liga Mundial de Surfe (World Surf League - WSL) garantiram vaga direta na terceira fase (round 3). Nesta quinta-feira (3), segundo dia de competições na praia de Punta Roca, no Oceano Pacífico, Ítalo Ferreira, Filipe Toledo, Ian Gouveia e Deivid “DVD” Silva avançaram, juntando-se a João “Chumbinho” Chianca e Yago Dora, que já haviam se classificado na quarta-feira (2), quando tiveram início as baterias masculinas. No entanto, as disputas foram interrompidas devido às condições desfavoráveis do mar e só foram retomadas hoje (3).
No torneio feminino, o Brasil conta apenas com Luana Silva, que ainda não estreou.
O primeiro brasileiro a garantir vaga nesta quinta-feira foi o potiguar Ítalo Ferreira, atual líder do ranking, que competiu contra o australiano George Pittar e o anfitrião Bryan Perez. Em uma bateria com ondas muito espaçadas, Pittar começou melhor, conquistando a nota 7.00, a mais alta até então. No entanto, a dez minutos do fim, Ítalo acertou um aéreo seguido de uma série de manobras, recebendo nota 8.00 e somando um total de 14.67, garantindo a liderança e a classificação. O australiano Pittar (14.17) também avançou, enquanto Perez (8.80) foi para a repescagem.
Na sequência, Filipe Toledo e Ian Gouveia brilharam na bateria que contou também com o mexicano Alan Cleland. Filipinho avançou em primeiro lugar com um somatório de 15.77, a maior pontuação da etapa até o momento. Gouveia, com 10.90, ficou com a segunda vaga, enquanto Cleland (10.34) foi para a repescagem.
A última bateria do dia teve dois paulistas em ação: Miguel Pupo e Deivid “DVD” Silva. Eles enfrentaram o norte-americano Jake Marshall, que avançou em primeiro lugar com um total de 12.16. Pupo esteve perto da classificação, mas no último minuto da bateria, DVD o superou com um somatório de 9.56, contra 9.29 de Pupo, que agora precisará disputar a repescagem.
Além de Miguel Pupo, outros três brasileiros também tentarão uma vaga na terceira fase por meio da repescagem: Alejo Muniz, Edgard Groggia e Samuel Pupo, irmão de Miguel.
Após o término das baterias masculinas, estava prevista a realização da competição feminina, mas a maré baixa levou à interrupção das disputas em El Salvador. Luana Silva é a única representante do Brasil na chave feminina, após a gaúcha Tatiana Weston-Webb anunciar uma pausa na carreira até o fim do ano para cuidar da saúde física e mental.
A janela de competições da etapa de El Salvador segue aberta até o dia 12 de abril.
Classificação Indicativa: Livre