Esportes

Seis surfistas brasileiros garantem vaga na terceira fase do Mundial de Surfe em El Salvador

Seis surfistas brasileiros garantem vaga na terceira fase do Mundial de Surfe em El Salvador - Brian Bielmann / AFP
A janela de competições em El Salvador segue até 12 de abril, com expectativa de mais surpresas nas próximas baterias.  |   BNews Natal - Divulgação Seis surfistas brasileiros garantem vaga na terceira fase do Mundial de Surfe em El Salvador - Brian Bielmann / AFP

Publicado em 03/04/2025, às 18h59   Redação



Seis dos dez surfistas brasileiros que disputam a etapa de El Salvador da Liga Mundial de Surfe (World Surf League - WSL) garantiram vaga direta na terceira fase (round 3). Nesta quinta-feira (3), segundo dia de competições na praia de Punta Roca, no Oceano Pacífico, Ítalo Ferreira, Filipe Toledo, Ian Gouveia e Deivid “DVD” Silva avançaram, juntando-se a João “Chumbinho” Chianca e Yago Dora, que já haviam se classificado na quarta-feira (2), quando tiveram início as baterias masculinas. No entanto, as disputas foram interrompidas devido às condições desfavoráveis do mar e só foram retomadas hoje (3).

No torneio feminino, o Brasil conta apenas com Luana Silva, que ainda não estreou.

O primeiro brasileiro a garantir vaga nesta quinta-feira foi o potiguar Ítalo Ferreira, atual líder do ranking, que competiu contra o australiano George Pittar e o anfitrião Bryan Perez. Em uma bateria com ondas muito espaçadas, Pittar começou melhor, conquistando a nota 7.00, a mais alta até então. No entanto, a dez minutos do fim, Ítalo acertou um aéreo seguido de uma série de manobras, recebendo nota 8.00 e somando um total de 14.67, garantindo a liderança e a classificação. O australiano Pittar (14.17) também avançou, enquanto Perez (8.80) foi para a repescagem.

Na sequência, Filipe Toledo e Ian Gouveia brilharam na bateria que contou também com o mexicano Alan Cleland. Filipinho avançou em primeiro lugar com um somatório de 15.77, a maior pontuação da etapa até o momento. Gouveia, com 10.90, ficou com a segunda vaga, enquanto Cleland (10.34) foi para a repescagem.

A última bateria do dia teve dois paulistas em ação: Miguel Pupo e Deivid “DVD” Silva. Eles enfrentaram o norte-americano Jake Marshall, que avançou em primeiro lugar com um total de 12.16. Pupo esteve perto da classificação, mas no último minuto da bateria, DVD o superou com um somatório de 9.56, contra 9.29 de Pupo, que agora precisará disputar a repescagem.

Além de Miguel Pupo, outros três brasileiros também tentarão uma vaga na terceira fase por meio da repescagem: Alejo Muniz, Edgard Groggia e Samuel Pupo, irmão de Miguel.

Após o término das baterias masculinas, estava prevista a realização da competição feminina, mas a maré baixa levou à interrupção das disputas em El Salvador. Luana Silva é a única representante do Brasil na chave feminina, após a gaúcha Tatiana Weston-Webb anunciar uma pausa na carreira até o fim do ano para cuidar da saúde física e mental.

A janela de competições da etapa de El Salvador segue aberta até o dia 12 de abril.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp