Negócios
Publicado em 15/04/2025, às 20h47 Redação
Nos três primeiros meses de 2025, o Brasil registrou a abertura de mais de 1,4 milhão de pequenos negócios — um novo recorde. Desse total, 78% são microempreendedores individuais (MEIs).
Os dados do Sebrae mostram que o número de MEIs cresceu 35% em relação ao mesmo período de 2024. Já as micro e pequenas empresas avançaram 28%. Esse movimento tem sido impulsionado por políticas públicas que facilitam a formalização, incentivam a inovação e ampliam o acesso ao crédito.
O setor de serviços liderou as novas aberturas em março, representando 63,7% dos registros, seguido por comércio e indústria de transformação.
Entre as regiões, Sudeste, Sul e Nordeste concentram a maioria das novas empresas, com destaque para São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Atualmente, cerca de 47 milhões de brasileiros tocam algum tipo de negócio, formal ou informal. Um dos destaques é o crescimento dos empreendedores mais experientes — aqueles com mais de três anos de atividade — que passaram de 8,7% da população em 2020 para 13,2% em 2024.
Esse avanço fez o Brasil subir duas posições no ranking global de empreendedores estabelecidos, ocupando agora o sexto lugar, à frente de países como Reino Unido, Itália e Estados Unidos.
Classificação Indicativa: Livre