Negócios

Ibovespa cai 2,66% em meio a aversão global ao risco

O Ibovespa caiu 2,66% devido ao clima de aversão ao risco nos mercados internacionais, com quedas acentuadas na Ásia e Europa. - Foto: Divulgação B3
Expectativas giram em torno de possíveis medidas de contenção por parte de bancos centrais em resposta à crise atual.  |   BNews Natal - Divulgação O Ibovespa caiu 2,66% devido ao clima de aversão ao risco nos mercados internacionais, com quedas acentuadas na Ásia e Europa. - Foto: Divulgação B3

Publicado em 07/04/2025, às 11h16   Redação



O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (B3), chegou a cair 2,66% na mínima do dia nesta segunda-feira (7.abr.2025), refletindo o clima de forte aversão ao risco nos mercados internacionais. O cenário global foi marcado por quedas expressivas nas bolsas asiáticas e europeias, o que contaminou o desempenho do mercado brasileiro logo na abertura.

O destaque negativo veio da Ásia, onde o índice Nikkei 225, da Bolsa de Tóquio (Japão), chegou a ter suas operações interrompidas por um circuit breaker após queda brusca. No fechamento, o recuo foi de 7,68%. Já o Hang Seng, índice da Bolsa de Hong Kong, registrou uma queda histórica de 13,22%, a maior em mais de 30 anos.

A aversão ao risco também se espalhou pela Europa. Logo no início do dia, às 10h05 (horário de Brasília), o Euro Stoxx 50, que reúne as maiores empresas da Zona do Euro, recuava 3,87%. O DAX, principal índice da Bolsa de Frankfurt, na Alemanha, também operava em baixa de 4,09%.

O movimento global de queda nas bolsas reflete incertezas quanto ao cenário macroeconômico internacional, com investidores reagindo a novos dados e temores geopolíticos. A expectativa agora gira em torno da reação dos mercados norte-americanos e das possíveis medidas de contenção por parte de bancos centrais.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp