Política

Carla Dickson assume coordenação do ONMP

Fonte: Divulgação
Deputada Federal Carla Dickson assume a liderança do Observatório Nacional da Mulher na Política  |   BNews Natal - Divulgação Fonte: Divulgação

Publicado em 02/04/2025, às 16h58   Giovana Góis



A deputada federal Carla Dickson, do União Brasil-RN, embarca em uma nova e significativa jornada no Congresso Nacional. Ela assume o papel de coordenadora do Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP), ligado à Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados. O ONMP desempenha um papel crucial na promoção da participação feminina na política em todo o território nacional.

De acordo com a deputada o cargo é de grande importância para as mulheres. “Ao longo da minha trajetória como mulher, profissional e durante minha trajetória política, preparei-me para esta responsabilidade. Estou, sem dúvida, honrada com a nomeação, pois reflete a confiança depositada em meu trabalho. Estou a postos e pronta para oferecer o meu melhor nessa causa em prol das mulheres do meu Rio Grande do Norte e do Brasil", afirma Carla Dickson.

As metas do ONMP incluem o monitoramento de dados, a coleta e a análise de informações sobre a presença feminina na política, a elaboração de pesquisas e a realização de estudos sobre a participação das mulheres nas esferas de poder e decisão. Além disso, a iniciativa promove políticas públicas para desenvolver ações que aumentem a representatividade das mulheres no âmbito político.

Com essa nova responsabilidade, Carla Dickson pretende atuar na luta pela valorização do protagonismo feminino na política e pelo avanço da democracia no Brasil. O ONMP também se dedica a enfrentar a violência e a discriminação contra as mulheres, reunindo evidências científicas que apoiem essas ações.

Carla Dickson na política

​Carla Dickson iniciou sua trajetória política ao ser eleita vereadora de Natal pelo Partido Republicano da Ordem Social (PROS) em 2016, com 7.294 votos, exercendo o mandato de 2017 a 2020. 

Em 2018, candidatou-se a deputada federal pelo Rio Grande do Norte, obtendo 60.590 votos e ficando como primeira suplente. Assumiu o cargo em junho de 2020, após a nomeação de Fábio Faria como ministro das Comunicações, e cumpriu o restante do mandato até 2022. 

Nas eleições de 2022, novamente candidata a deputada federal pelo União Brasil, recebeu 43.191 votos, ficando mais uma vez como primeira suplente. Em outubro de 2024, com a eleição de Paulinho Freire para a prefeitura de Natal, Carla assumiu sua vaga na Câmara dos Deputados, tomando posse em 1º de janeiro de 2025. 

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp