Política

Direita vence de novo no Equador: Noboa reeleito

Daniel Noboa é reeleito presidente do Equador em segundo turno - Divulgação
Apesar das alegações de fraude por parte de González, o Conselho Nacional Eleitoral reafirma a legitimidade do processo eleitoral no país  |   BNews Natal - Divulgação Daniel Noboa é reeleito presidente do Equador em segundo turno - Divulgação

Publicado em 14/04/2025, às 08h46   Dani Oliveira



O povo do Equador reelegeu neste domingo (13) seu atual presidente, o político de direita Daniel Noboa, que derrotou o candidato de extrema-esquerda Luisa González, em segundo turno. Noboa tem enfrentado o crime organizado, ligada ao tráfico de drogas, que, como no Brasil, cresce de forma assustadora.

Noboa já abria vantagem de mais de um milhão de votos ou 12 pontos percentuais (56% contra 44%) quando a apuração já computava 90% dos votos.

O esquerdista Gonzalez afirmou não reconhecer os resultados, mas a presidente do Conselho Nacional Eleitoral, Diana Atamaint, rechaçou “a narrativa de fraude” e disse que as acusações do derrotado, “infundadas, não só prejudicam esta instituição, mas, também a confiança na nossa própria democracia”.

Atamaint informou que mais de 84% dos eleitores compareceram às urnas e a votação foi encerrada às 19h (horário de Brasília), sem quaisquer incidentes.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp