Política
Publicado em 03/04/2025, às 19h00 Redação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que garante tratamento odontológico, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para reconstrução e reparação dentária de mulheres vítimas de agressões que tenham causado danos à saúde bucal. A medida foi publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira, 3.
O atendimento inclui procedimentos como:
Reconstrução dentária;
Próteses;
Tratamentos estéticos e ortodônticos, entre outros serviços.
A Lei nº 15.116/2025 determina que o atendimento odontológico seja oferecido prioritariamente em clínicas e hospitais públicos ou conveniados ao SUS.
Para acessar o Programa de Reconstrução Dentária para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica, será necessário apresentar documentos que comprovem a situação de violência. Os critérios específicos para ingresso no programa ainda serão definidos pelo governo federal.
A legislação também prevê parcerias com instituições de ensino e pesquisa para aprimorar os serviços oferecidos. Segundo o governo, além de garantir atendimento prioritário e gratuito, o programa busca “devolver o mínimo de dignidade às vítimas”. A lei foi aprovada pelo Congresso Nacional no início de março.
Classificação Indicativa: Livre