Política
Publicado em 02/04/2025, às 17h49 Giovana Góis
Antes empatada com preocupações acerca de questões sociais, a violência agora assume a liderança em estudo da Quaest que aponta as principais preocupações dos cidadãos brasileiros. O feito é inédito, é a primeira vez que o tema vira a maior preocupação da população.
Na sondagem anterior, divulgada em janeiro deste ano, a violência estava empatada em termos técnicos com questões sociais — uma categoria que inclui fome, pobreza e indivíduos em situação de rua, por exemplo.
É a primeira vez desde o início da série histórica, em abril de 2023, que a violência é destacada sozinha no topo. Naquela ocasião, a maior preocupação dos brasileiros era a economia, que agora ocupa a segunda posição, empatada tecnicamente com as questões sociais.
A pesquisa da Quaest foi solicitada pela Genial Investimentos e realizada entre os dias 27 e 31 de março. Foram entrevistadas 2.004 pessoas com 16 anos ou mais em todo o território brasileiro. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. As informações são do G1 - SP.
Confira estatísticas:
Violência: 29%;
Questões sociais: 23%;
Economia: 19%;
Saúde: 12%;
Corrupção: 10%;
Educação: 7%.
Sobre o Quaest
O Quaest é um instituto de pesquisa brasileiro especializado em análises de opinião pública, comportamento eleitoral e inteligência de dados. Fundado em 2015, ele ganhou notoriedade por suas pesquisas eleitorais e estudos sobre política, economia e sociedade no Brasil.
A organização utiliza metodologias quantitativas e qualitativas, incluindo pesquisas presenciais e por telefone, além de análise de big data para prever tendências e interpretar o cenário político. Um dos produtos mais conhecidos do instituto é a Pesquisa Genial/Quaest, que realiza levantamentos regulares sobre a popularidade de governos, intenções de voto e percepção da população em temas diversos.
Gráfico: G1 - SP/Quaest
Classificação Indicativa: Livre