Política
Publicado em 14/04/2025, às 22h11 - Atualizado às 22h15 Redação
Nesta segunda-feira (14), a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, recebeu a reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Cicília Maia, e o vice-reitor Chico Dantas. Durante o encontro, foi entregue oficialmente o resultado da eleição direta realizada em 18 de março, que confirmou a recondução da dupla à liderança da instituição por mais quatro anos. A cerimônia de posse está marcada para o dia 28 de setembro de 2025, durante a Assembleia Universitária.
A eleição bateu recorde de participação da comunidade acadêmica: 79,19% dos professores, 91,2% dos técnicos e técnicas administrativas e 22% dos estudantes votaram. A governadora destacou a importância do momento: “Foi uma eleição muito significativa. Que sirva de exemplo para outros Estados e, acima de tudo, que nos inspire a seguir firmes no propósito de fortalecer cada vez mais a UERN. A caminhada até aqui foi cheia de desafios, mas também de conquistas”, afirmou Fátima Bezerra.
Ela também lembrou avanços importantes na estrutura da universidade ao longo dos últimos anos, como o fim da lista tríplice na escolha da reitoria, a conquista da autonomia administrativa, financeira e acadêmica, além da reestruturação do plano de carreiras.
“Pela primeira vez, não tivemos lista tríplice. Pela primeira vez, tivemos candidaturas únicas à reitoria e vice-reitoria. E, mais do que isso, tivemos a maior votação da história da UERN. Isso mostra o quanto a comunidade acadêmica confia no projeto que estamos construindo juntos: uma universidade mais forte, democrática, inclusiva e conectada com as necessidades da sociedade”, destacou Cicília Maia.
Ela também mencionou que, durante a campanha, foi construída uma carta-programa com 100 propostas, elaboradas a partir de escutas à comunidade universitária e em sintonia com o desenvolvimento do estado.
O vice-reitor Chico Dantas também celebrou o resultado das urnas: “Estamos muito felizes com o reconhecimento e a confiança depositados em nós. Mesmo sendo chapa única, fizemos uma campanha comprometida, com espírito democrático e aberta ao diálogo, refletindo os anseios da nossa comunidade na carta-programa”.
Durante a atual gestão do governo estadual, três mudanças estruturais foram realizadas na UERN:
Fim da lista tríplice: A Lei Estadual nº 10.998/2021, sancionada em 28 de setembro de 2021, eliminou a exigência da lista tríplice, garantindo eleições diretas para os cargos de reitor(a) e vice-reitor(a).
Autonomia financeira: A Lei Estadual nº 11.045/2021, de 29 de dezembro de 2021, concedeu à Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte a autonomia para gerir seus próprios recursos financeiros e patrimoniais.
Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR): A reestruturação do PCCR foi uma das iniciativas adotadas para fortalecer a autonomia institucional da UERN, somando-se às outras mudanças estruturais da gestão.
Classificação Indicativa: Livre