Política

Líder do União Brasil na Câmara, deputado Pedro Lucas deve substituir Juscelino, no Ministério das Comunicações

Líder do União Brasil na Câmara, deputado Pedro Lucas deve substituir Juscelino, no Ministério das Comunicações - Reprodução
Lideranças do União Brasil se mobilizam para garantir a continuidade da pasta com Pedro Lucas, enquanto Lula deve confirmar a nomeação  |   BNews Natal - Divulgação Líder do União Brasil na Câmara, deputado Pedro Lucas deve substituir Juscelino, no Ministério das Comunicações - Reprodução

Publicado em 08/04/2025, às 21h45 - Atualizado em 09/04/2025, às 19h07   Redação



O deputado federal Pedro Lucas Fernandes, atual líder do União Brasil na Câmara dos Deputados, deve assumir o Ministério das Comunicações nos próximos dias. A mudança ocorre após o pedido de demissão do ministro Juscelino Filho, envolvido em novas denúncias por desvio de emendas parlamentares.

Juscelino Filho pediu exoneração nessa terça-feira (08), após a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentá-lo como réu ao Supremo Tribunal Federal (STF), acusando-o de corrupção passiva e outros crimes. A investigação envolve dinheiro de emendas enviado à cidade de Vitorino Freire, no Maranhão – onde a irmã dele, Luanna Rezende, também do União Brasil, era prefeita. A Procuradoria aponta que ele teria destinado emendas para beneficiar propriedades familiares.

Rápida Substituição

Diante do desgaste, lideranças do União Brasil movimentaram-se rapidamente para manter a pasta sob influência da legenda. Um almoço em Brasília, que contou com a presença da ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e líderes do partido, incluindo o presidente do União Brasil, Antonio de Rueda, e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, formalizou a indicação de Pedro Lucas Fernandes para o cargo.

Alcolumbre ligou para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está em viagem internacional, para informá-lo da decisão de Juscelino e comunicar a indicação de Pedro Lucas para substituí-lo.

Em seguida, Alcolumbre passou o telefone para o próprio Juscelino, que conversou com Lula e agradeceu o apoio recebido no período em que esteve no governo.

A confirmação oficial da substituição depende agora da decisão do presidente Lula. Mas a expectativa é que a nomeação de Pedro Lucas Fernandes seja formalizada nos próximos dias, consolidando a continuidade da representação do União Brasil à frente do Ministério das Comunicações.

Quem é Pedro Lucas

Pedro Lucas Fernandes tem 45 anos e está no segundo mandato como deputado federal pelo Maranhão.

Pedro Lucas fez carreira na política como aliado de Flávio Dino, hoje ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), sorteado relator da denúncia contra Juscelino.

Quando era vereador, em 2017, Pedro Lucas integrou o governo de Flávio Dino no Maranhão como presidente da Agência Executiva Metropolitana (Agem), autarquia responsável pela gestão da Região Metropolitana da Grande São Luís.

Oriundo de uma família com tradição política, seu pai, Pedro Fernandes Ribeiro, exerceu cinco mandatos consecutivos como deputado federal e atualmente é prefeito de Arame (MA).

Deputado desde 2019, Pedro Lucas foi escolhido líder da bancada, em janeiro deste ano, substituindo Elmar Nascimento (BA). O União Brasil apostou, nos últimos meses, em fortalecê-lo como interlocutor político, especialmente após as citações a Elmar Nascimento na Operação Overclean.

Pedro Lucas já foi filiado ao PTB, partido do qual também foi líder. No governo Bolsonaro, foi um dos líderes nas indicações do "orçamento secreto" — instrumento que o STF proibiu e que continua combatendo, em um processo cujo relator é justamente Flávio Dino.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp