Política

Taxa de alfabetização no Brasil atinge 49,3% em 2023, segundo dados divulgados pelo Inep

Conforme o documento, a taxa de alfabetização no país chegou a 49,3%, com uma margem de erro de 2,8 pontos percentuais - Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Os dados completos serão disponibilizados na próxima quarta-feira, 9 de abril  |   BNews Natal - Divulgação Conforme o documento, a taxa de alfabetização no país chegou a 49,3%, com uma margem de erro de 2,8 pontos percentuais - Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Publicado em 04/04/2025, às 12h16   Redação



O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), apresentou na última quinta-feira, 3 de abril, os microdados relativos aos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Conforme o documento, a taxa de alfabetização no país chegou a 49,3%, com uma margem de erro de 2,8 pontos percentuais. Os dados são referentes ao ano de 2023.

Os dados completos serão disponibilizados na próxima quarta-feira, 9 de abril. O Inep deveria ter publicado os resultados da pesquisa em 31 de janeiro, segundo o planejado. Os números refletem uma recuperação desde a pandemia de covid-19, que impactou a alfabetização e a educação fundamental. As taxas de alfabetização dos anos anteriores são as seguintes: 55% em 2019; e 36% em 2021. O Saeb mede tanto a qualidade quanto a eficácia da educação básica no Brasil em todos os níveis, desde a educação infantil até o ensino médio.

O estudo também fornece dados sobre o número de matrículas, escolas e professores nas redes pública e privada. Em 2024, foi relevante por oferecer uma análise sobre os efeitos do programa Pé-de-Meia, que é uma iniciativa do governo federal destinada a conceder bolsas para alunos com o objetivo de frear a evasão escolar.

A margem de erro mostra que os microdados divergem da avaliação divulgada pelo governo em maio de 2024. Naquele momento, o Planalto realizou um evento para afirmar que 56% das crianças até o segundo ano do ensino fundamental estavam alfabetizadas, uma taxa semelhante àquela observada antes da pandemia, que era de 55%.

Os dados são do ano de 2023. Houve um conflito no MEC em relação à divulgação dos microdados do Saeb. Entretanto, as informações foram liberadas por uma ordem do ministro da Educação, Camilo Santana.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp