Política
Publicado em 25/04/2025, às 10h35 Redação
O vice-líder da Oposição na Câmara, deputado federal Rodrigo Valadares (União-SE), apontou nesta quinta-feira (24) que o esquema de fraude bilionário no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi denunciado por ele em 2024.
“Desde o ano passado já estávamos fiscalizando de perto as suspeitas de fraude que culminou na operação da PF. Em 2024, enviei um Requerimento de Informação que ajudou a desbaratar a quadrilha do INSS. No documento cobramos providências do Ministério da Previdência sobre descontos indevidos em aposentadorias. Logo após, o Ministério da Previdência encaminhou a denúncia para a Controladoria-Geral da República”, afirmou Valadares.
O parlamentar citou ainda o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), que tem como diretor José Ferreira da Silva, o Frei Chico, um dos irmãos do presidente Lula (PT), que também foi alvo da PF.
“Agora, estamos vendo que até o irmão do Lula está no meio do bolo. Enquanto o cidadão comum espera meses por um benefício, o governo esquerdista some com bilhões. O Congresso precisa agir. O Brasil exige respostas!”, cobra Rodrigo Valadares.
Presidente cai após escândalo
Após a operação, o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, foi demitido do cargo na última quarta-feira (23) após figurar como um dos alvos. Stefanutto é objeto de investigação. Ele trabalha no INSS desde o ano 2000 e é membro do PSB, tendo sido nomeado para o cargo pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi.
Classificação Indicativa: Livre