Cidades
Publicado em 28/04/2025, às 11h44 Foto: Divulgação. Redação
Se você já ouviu falar sobre a necessidade de substituir a parabólica tradicional pela parabólica digital, mas vive deixando para depois, é importante ficar atento. O prazo para solicitar a troca vai até as 20 horas (horário de Brasília) do dia 30 de junho.
Famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que assistem à TV pela parabólica tradicional, têm direito ao kit gratuito com a nova parabólica digital. Todo o processo, do agendamento à instalação, é gratuito.
A iniciativa faz parte do programa Siga Antenado, administrado pela Entidade Administradora da Faixa (EAF), empresa não governamental e sem fins lucrativos criada por determinação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para viabilizar a implantação do 5G no Brasil. Mais de 4,9 milhões de kits gratuitos já foram entregues em todo o país.
“O fim da parabólica tradicional já começou, e quem não fizer a troca a tempo ficará sem sinal. A nova parabólica digital é a única forma de continuar assistindo à TV via satélite, com mais qualidade, som nítido e uma programação ainda mais ampla. Os agendamentos podem ser feitos até 30 de junho, às 20h, no horário de Brasília”, alerta Leandro Guerra, presidente da Siga Antenado.
Quem não fizer a substituição poderá ficar sem acesso à programação da TV aberta via satélite. Canais de grande audiência já interromperam ou estão prestes a encerrar suas transmissões na parabólica tradicional.
Além de garantir a continuidade do sinal, a parabólica digital oferece diversos benefícios. A nova tecnologia transmite a imagem com qualidade superior, em alta definição (Full HD), e o som fica mais nítido, sem interferências. A recepção do sinal também se torna mais estável, reduzindo falhas na transmissão. Outro grande avanço é a ampliação da grade de programação, que pode alcançar 140 canais, entre regionais e nacionais.
Para saber se tem direito ao kit gratuito com a nova parabólica digital, basta
acessar o site da Siga Antenado ou o telefone 0800 729 2404 (esse número também recebe mensagens via WhatsApp).