Esportes

Calderano vence e é campeão da Copa do Mundo de Tênis de Mesa

Calderano se tornou o primeiro atleta não europeu ou asiático a conquistar o título, quebrando barreiras no tênis de mesa  |  Calderano faz história e vence Lin Shidong na final - Reprodução

Publicado em 20/04/2025, às 14h41   Calderano faz história e vence Lin Shidong na final - Reprodução   Carol Maciel

Hugo Calderano colocou de vez o seu nome na história do esporte: o brasileiro deu show, venceu Lin Shidong — atual número 1 do ranking — por 4 sets a 1 e sagrou-se campeão da Copa do Mundo de Tênis de Mesa. A final ocorreu em Macau, na China, e as parciais foram de 6-11, 11-7, 11-9, 11-4 e 11-5.

O brasileiro encerra a competição com um feito inédito: é o primeiro atleta de fora da Europa ou Ásia que alcança o título da competição — ele já havia quebrado este mesmo tabu ao chegar na decisão.

Como foi o jogo

O chinês começou neutralizando as ações do brasileiro e venceu o 1° set com tranquilidade. Shidong impôs seu ritmo desde o início e cravou 11-6.

Calderano não se intimidou e empatou a partida rapidamente ao explorar os erros do adversário, cravando 11-7 e deixando tudo igual.

A virada veio com uma boa pitada de emoção: no ponto a ponto, o brasileiro fez 11-9 e se colocou em vantagem na final.

Shidong foi amassado no 4° set: desnorteado, o chinês não conseguiu reagir diante de um oponente inspiradíssimo e eficiente: 11-4.

Calderano fechou o jogo após nova vitória monumental, desta vez cravando 11-5 e encerrando a Copa do Mundo com chave de ouro para o Brasil.

Eu não sei, é maluco falar sobre isso. Antes do torneio, eu não poderia imaginar, é claro que estou muito feliz pelo título. Ganhar de adversários tão fortes e agora do número 1 do mundo é algo doido para mim. Coloquei meu nome na história do tênis de mesa, afirma o campeão.

Fonte: UOL

Classificação Indicativa: Livre


Tags Vitória Brasil Atleta Ranking Copa do mundo Europa China Emoção Ásia Título Competição Macau História Jogo Tênis Hugo calderano Campeão Mesa Lin shidong Set

Leia também


RN sedia maior competição de ondas gigantes do país