Polícia

Alerta de Golpe: Mensagens falsas prometem devolver dinheiro descontado do INSS

Ministério da Previdência alerta sobre mensagens fraudulentas que prometem ressarcimento de descontos ilegais a aposentados e pensionistas  |  Rafa Neddermeyer /Agência Brasil

Publicado em 27/04/2025, às 12h43   Rafa Neddermeyer /Agência Brasil   cadastrado por Leonardo Pereira

Golpistas estão aproveitando as investigações feitas pela Operação Sem Desconto para prejudicar ainda mais aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Segundo o Ministério da Previdência Social, há relatos de pessoas recebendo mensagens por diversos meios, prometendo ressarcimento dos descontos ilegais feitos pelas entidades investigadas pela Polícia Federal e pela Controladoria Geral da União.

O alerta divulgado nesta sexta-feira (25) pelo ministério orienta as pessoas a não acessarem “link enviado por e-mail, aplicativo de mensagem, ou outro meio, informando sobre ressarcimento de descontos de mensalidades associativas”.

A denúncia foi feita por segurados que estariam sendo abordados por “golpistas com a oferta de agilizar o recebimento dos atrasados descontados pelo INSS", acrescentou.

veja também: Presidente do INSS é afastado após operação da PF

Lula determina demissão do presidente do INSS após operação da PF que investiga fraude de R$ 6,3 bilhões

Devolução
Segundo a pasta, os valores descontados no mês de abril ficarão retidos e serão devolvidos na folha de maio, que vai de 26 de maio a 6 de junho.

“O ressarcimento dos valores relativos a mensalidades não reconhecidas pelos beneficiários, descontados antes de abril deste ano, serão avaliados por um grupo da Advocacia Geral da União, que estudará a melhor forma de devolver o dinheiro”, diz a nota.

Como os descontos foram suspensos, os segurados não precisam solicitar o cancelamento. Também não é necessário ir até uma agência do INSS.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Polícia federal Aposentados Lula Inss Golpistas Fraude Descontos Operação sem desconto Ministério da previdência social Controladoria geral da união Ressarcimento Golpe Inss

Leia também


Fraude INSS: descubra se você tem valores descontados; siga o passo a passo


Aposentados e pensionistas do INSS têm consulta liberada da antecipação do 13º; saiba como checar a sua