Política
Publicado em 23/04/2025, às 16h39 A intimação foi entregue enquanto Bolsonaro se recupera de uma cirurgia no intestino - Divulgação Redação
Nesta quarta-feira (23), o ex-presidente Jair Bolsonaro foi oficialmente intimado nesta sobre o processo criminal que irá responder no Supremo Tribunal Federal (STF). No processo em questão, Bolsonaro é acusado de participar de uma articulação para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A intimação foi entregue enquanto Bolsonaro se recupera de uma cirurgia no intestino na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília.
A intimação ocorre após a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, que determinou a citação formal de todos os acusados pertencentes ao chamado “núcleo 1” da investigação. Esse grupo teve a denúncia aceita pela Primeira Turma da Corte no início de abril, tornando-se réu no processo.
O procedimento é uma exigência legal para que os acusados sejam oficialmente informados sobre a abertura da ação penal. As demais intimações foram realizadas entre os dias 11 e 15 de abril, mas a de Bolsonaro foi adiada devido ao seu estado de saúde.
Justiça tenta notificar Bolsonaro em hospital de Brasília; ex-presidente está internado
O ex-presidente passou por uma cirurgia no intestino após apresentar um quadro clínico delicado. No entanto, como ele realizou uma transmissão ao vivo na última terça-feira (22), ainda na UTI, o STF entendeu que já havia condições para a entrega da citação.
Não há prazo definido para o julgamento, mas caso haja condenação, as penas somadas para os crimes apontados podem ultrapassar 30 anos de prisão.
Com informações da Agência Brasil.