Cidades
Publicado em 28/04/2025, às 14h12 Giovana Góis
O deputado estadual Emídio de Souza (PT) apresentou na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) um projeto de lei que propõe renomear o Memorial da América Latina para homenagear o papa Francisco, morto na última segunda-feira (21).
Pela proposta, o centro cultural situado na Barra Funda, zona oeste da capital paulista, passaria a se chamar Memorial da América Latina – Papa Francisco. O parlamentar argumenta que a mudança reconhece "o profundo valor cultural, político e humanista" do pontífice, ressaltando ainda que seus princípios dialogam com os ideais de integração latino-americana e diversidade cultural que inspiraram a fundação do Memorial.
O corpo do papa Francisco foi sepultado no último sábado (26), na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, em um cortejo que reuniu cerca de 150 mil pessoas.
Caso o projeto de lei seja aprovado, a Secretaria de Cultura do Estado terá até 90 dias para efetivar a nova denominação.
Antes de chegar ao plenário da Alesp, o texto precisa passar pela análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação e, se necessário, de alguma comissão temática ligada ao tema. Para ser aprovado, o projeto requer o voto favorável de pelo menos 48 deputados — maioria simples da Casa.
Se o Legislativo der aval à proposta, ela será enviada para sanção do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Classificação Indicativa: Livre