Cidades

Canal de acesso ao Porto de Natal passa por dragagem emergencial para remoção de banco de areia

Canal de acesso ao Porto de Natal passa por dragagem emergencial para remoção de banco de areia - Reprodução
Além da dragagem emergencial, a manutenção do canal de acesso está programada para o segundo semestre de 2025, com licitação em junho  |   BNews Natal - Divulgação Canal de acesso ao Porto de Natal passa por dragagem emergencial para remoção de banco de areia - Reprodução

Publicado em 28/04/2025, às 21h50   Redação



O canal de acesso ao Porto de Natal passará por uma dragagem emergencial a partir desta terça-feira (29), com o objetivo de remover o banco de areia que provocou o encalhe de um navio no dia 10 de novembro de 2023. A intervenção é fundamental para garantir a segurança das operações portuárias.

Os trabalhos serão executados pela draga Ortelius, da empresa holandesa Jan de Nul, ao custo de R$ 6,4 milhões. A previsão é retirar aproximadamente 70.000 metros cúbicos de sedimentos do canal.

A dragagem emergencial foi anunciada em coletiva à imprensa pelos diretores da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN): Paulo Henrique Macedo (Presidente), Paulo Sidney (Diretor Técnico e Comercial) e Ana Valda Galvão (Diretora Administrativa e Financeira).

Durante todo o processo, a CODERN mantém um diálogo permanente e alinhado com a Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos, e com a Praticagem, garantindo que todas as ações sejam realizadas com máxima segurança e em conformidade com as normas de navegação.

Além da intervenção emergencial, a CODERN informou que a dragagem de manutenção de todo o canal de acesso está programada para o segundo semestre de 2025, com a licitação prevista para o final de junho.

O Governo do Estado do RN atuou como parceiro da CODERN junto ao Governo Federal para garantir os recursos de melhorias no Porto de Natal.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp